26/10/2016

“Os deputados pensarão duas vezes antes de lutar contra o sonho do povo”, afirmou o vereador Carlos Hermes sobre a criação da Uemasul

Em tribuna, o vereador Prof. Carlos Hermes relembrou trajetória dos que lutam em prol da criação da Uemasul e das articulações na Assembleia Legislativa.



            Ter uma universidade com autonomia administrativa já é um sonho antigo da comunidade acadêmica de Imperatriz. O Projeto de Lei que cria a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul), tem encontrado resistência por parte de alguns parlamentares que tentam obstruir a votação em regime de urgência no Plenário da Assembleia Legislativa em São Luís. Em Imperatriz, na manhã de terça (25), estudantes secundaristas, universitários, professores e representantes políticos fizeram uma passeata apoiando a criação da Uemasul.


            A mobilização teve início na UEMA, percorreu pelas principais ruas do Centro, passou pela prefeitura e continuou na Câmara Municipal, que ficou lotada pelos manifestantes. Durante discurso na Tribuna, o vereador Prof. Carlos Hermes, que já foi estudante de História do CESI-UEMA e depois professor do curso, relembrou a luta dos que são a favor de uma universidade autônoma para região e em seguida falou das articulações que acontecem na capital: “Foi dada entrada nas comissões da Casa e amanhã esse projeto irá para o plenário da Assembleia Legislativa. Com essa manifestação e com a imprensa do Maranhão todo mostrando vocês, mostrando o povo na rua, eu tenho certeza que os deputados pensarão duas vezes antes de lutar contra o sonho do povo. E é dessa forma, com organização popular, que nós conquistamos direitos!”, afirmou Hermes.


            A criação da Uemasul, com sede em Imperatriz, tem como objetivo a autonomia financeira, administrativa, disciplinar e pedagógica. Para os professores do atual CESI-UEMA, os cursos dos novos campi serão de acordo com a vocação produtiva da região, tendo como resultado um salto no desenvolvimento e na qualidade do ensino em todo sul do estado. A intenção do governo é que a nova universidade já inicie seu funcionamento no próximo ano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!