12/04/2016

Aplicativo de rastreamento de ônibus é lançado em Imperatriz

Um novo sistema tecnológico lançado em Imperatriz, promete facilitar a vida dos usuários do transporte público da cidade. O aplicativo coloca o passageiro como gerenciador da rota dos ônibus, pois ele mostra a localização em tempo real, e o tempo que leva pra que ele chegue à parada selecionada.

A ferramenta, que recebeu o nome ‘Meu Ônibus Imperatriz’, foi encomendada pela empresa Rio Anil Transporte e Logística (RATRANS), contratada para fazer os serviços de transporte público em Imperatriz.


De acordo com Gilson Neto, diretor da RATRANS, o município de Imperatriz é o sexto brasileiro que utiliza o aplicativo de rastreamento. “Imperatriz é a sexta cidade do Brasil a ter esse aplicativo. Existem cidades que tem uma linha, duas linhas. Mas o sistema inteiro, com todas as linhas rastreadas em tempo real, nós somos a sexta no Brasil”, explicou.

O ‘Meu Ônibus Imperatriz’ está disponível para ser baixado gratuitamente pelo celular no Play Store. Qualquer aparelho com sistema operacional Android ou IOS, pode ter acesso. O aplicativo funciona com internet. 

Com a ferramenta, o cliente pode selecionar o ponto de ônibus mais próximo para identificar quais coletivos passam naquela linha. Dessa forma, é possível saber em quanto tempo chega à parada e conferir em que ponto do mapa da cidade o ônibus está, em tempo real. Isso que dizer que, em caso de atraso, ou alteração da rota, o cliente pode ligar para a empresa e informar o ocorrido. Se o atraso for por conta de acidentes, obstrução na rota, ou problemas mecânicos, a empresa poderá fazer as alterações necessárias.

Luís Carlos Cardoso trabalha vendendo livros e precisa circular bastante pela cidade. A ideia de saber o tempo certo de ir para a parada de ônibus agradou. “Às vezes sai de casa e não sabe a hora de pegar o ônibus. Com um aplicativo desses, a gente vai poder se programar mais para sairmos a tempo e não perdermos tempo”, relatou.

Dairla Araújo também trabalha como colportora e, segundo ela, o aplicativo ajuda principalmente o passageiro a não perder tempo nas paradas de ônibus. “Em vez de ficar meia hora esperando o ônibus, a gente vê pelo aplicativo o momento em que ele vai chegar e aí a gente vem bem na hora em que ele vai passar”.


Fonte: G1 Maranhão, com informações da TV Mirante
Texto adaptado e atualizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!