08/04/2016

600 noivos e noivas dizem "sim" em casamento comunitário

Expectativa, trajes especiais ou simples, fotos, sorrisos, beijos, alianças, sonhos e principalmente muito amor. Essa mistura de sentimentos e cuidados, na quinta-feira (07), tomou conta do ginásio da Escola Tiradentes no bairro Parque do Buriti, onde 300 casais tiveram a oportunidade de oficializar a união gratuitamente. O primeiro Casamento Comunitário do ano de 2016 em Imperatriz foi uma iniciativa do Fórum Henrique de La Roque com apoio logístico da nossa equipe do Mandato Popular do vereador Prof. Carlos 
Hermes.



Ter contribuído com união civil de centenas de pessoas, para o vereador Carlos Hermes foi algo gratificante e que dignifica as famílias: "Com o casamento comunitário o fórum presta um serviço de relevância social muito grande e não tenho dúvida de que as pessoas ganham mais dignidade, elas se organizam mais enquanto família, elas constroem perspectivas de unidade com a oficialidade da união, então é um bem muito grande para toda sociedade”.

Esse tipo de cerimônia tem como objetivo principal regularizar a situação de pessoas que já vivem juntas e desejam oficializar a união. O casal Jhonatam Sousa Oliveira, de 28 anos, e Marqueane do Carmo Oliveira, de 26 anos, não deixaram a oportunidade passar. Marqueane fala da grande vontade dos dois de casarem "com papel passado”: “A gente se conheceu num dia, saímos no outro, começamos a namorar com uma semana, como um mês já tava morando junto e no dia 13 agora vai fazer um ano que a gente tá junto. Aí resolvemos logo regularizar nossa situação. Os 250 reais que seriam pra pagar o casamento já vão ajudar nas coisas de casa e numa viagem”. 

Para o juiz titular da 2ª Vara de Família de Imperatriz, Adolfo Pires da Fonseca, os casamentos comunitários, por serem gratuitos, são uma parcela de contribuição que o judiciário dá para a sociedade: “Se um juiz consegue organizar 300 casais e dá dignidade para essas pessoas e cidadania pra elas casarem é um grande feito que a sociedade recebe do judiciário e isso a gente já fez ano passado. Fizemos seis casamentos, deu mais de 1300 casais”. O juiz fala ainda da importância de regularizar as uniões: “O casamento é uma instituição forte e precisa ser celebrado por um juiz, pessoas que vivem juntas e não têm a certidão de casamento podem ter sérios problemas caso ocorra a morte de um dos cônjuges, por exemplo”.


Ficam os agradecimentos aos juízes de direito: Adolfo Pires da Fonseca, Ana Beatriz Jorge de Carvalho Maia, Ana Lucrécia Bezerra Sodré Reis, Delvan Tavares Oliveira, Genivaldo Pereira Silva, José Ribamar Serra, Marcos Antônio Oliveira e Suely de Oliveira Santos Feitosa; aos juízes de paz: Ciro Rodrigues Martins Cunha, Jeova Pereira da Silva e Luziane Lucena Sousa Oliveira; à equipe do Fórum: Edith Bezerra Sousa, Gilberth Fá Amorim, Jacirema Moth Monteiro Guimarães, Leila Maria dos Santos e Marcelo Ricardo; e à equipe do cartório: Val Viana e Robson Almeida Cordeiro.



Os casamentos comunitários já estão acontecendo desde 1999, de acordo com dados da corregedoria, no Maranhão mais de 35 mil casais já oficializaram a união de maneira gratuita. A previsão é que o próximo casamento aconteça no dia 09 de junho em Davinópolis.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!