25/02/2016

Campanha da Fraternidade 2016 é lançada na Câmara de vereadores

Assegurar o direito ao saneamento básico é a temática central da CF deste ano


                Na manhã de terça- feira (23), em tribunal popular, foi lançada na Câmara de Vereadores a Campanha da Fraternidade 2016, ação da Igreja Católica. O tema deste ano é “Casa Comum, Nossa Responsabilidade” e tem como foco a responsabilidade compartilhada dos cidadãos para com o ambiente em que convivem, tendo como destaque nas discussões o saneamento básico das cidades. A convite do vereador Prof. Carlos Hermes, participaram da sessão o Pe. Antônio José da Paróquia Santa Inês - assessor religioso da campanha, Eduardo Camberimba - coordenador diocesano da CF/2016 e outros representantes do movimento.
Vereador Prof; Carlos Hermes com membros da equipe coordenadora da CF 2016

                O vereador Carlos Hermes reconhece essa grande demonstração de responsabilidade social da igreja, principalmente quando se trata de saneamento básico e vida digna para as pessoas, pois considera que isso tem uma relação direta com a política e com as responsabilidades da Câmara Municipal e dos poderes executivo. “É mais que pertinente trazer esse debate para o parlamento, pois é o momento dos poderes assumirem as suas responsabilidades e abraçar essa campanha ecumênica. Ela está envolvendo todas as religiões, não está olhando a religiosidade, mas sim o ser humano e acima de tudo a busca pelo direito. Essa busca está explicita no lema da CF que são palavras do profeta Amós: ‘Quero ver o direto brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca’ (Am 5.24). A igreja tem sempre que pensar nisso, não há justiça e vida digna se nós não envolvermos a sociedade num instrumento revolucionário chamado cidadania”.
                Na tribuna Eduardo explanou sobre a importância da igreja se envolver nos debates de cunho social e político. “A falta do saneamento básico aflige a todos nós e a igreja tem a preocupação também com seu povo e entende que o principal sinônimo de saneamento básico é saúde. Uma cidade aonde o saneamento básico chega ao menos para a maioria da população, as pessoas adoecem menos e o município gasta menos com saúde curativa”.
Na Tribuna, Eduardo
Camberimba fala da importância do saneamento básico.


Saneamento Básico

Abastecimento com água potável, tratamento de água, canalização e tratamento de esgoto, limpeza pública de ruas e avenidas e coleta e tratamento de resíduos orgânicos são alguns dos serviços que englobam o saneamento básico. Com estas medidas é possível garantir melhores condições de saúde para as pessoas, evitando a contaminação e proliferação de doenças. Ao mesmo tempo, garante-se a preservação do meio ambiente.

Os últimos dados do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico- base 2013) mostram que pouco mais de 82% da população brasileira têm acesso à agua tratada. Mais de 100 milhões de pessoas no país não possuem coleta de esgoto e apenas 39% destes esgotos são tratados, o restante é jogado nos rios. Em Imperatriz apenas 25,5 % dos domicílios estão ligados à rede de esgoto, sendo grande parte do que é coletado despejado sem tratamento no Rio Tocantins, causando assim doenças numa parcela considerável da população ribeirinha e também comprometendo algumas praias no período de veraneio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!