20/02/2014

Vila Zenira luta por terra e melhorias


Vereador Carlos Hermes conversa com comunidade
 
Moradores da Vila Zenira realizaram Assembleia Geral nesta quarta (19), na sede da Associação, para debater problemas como regulamentação fundiária, falta de água encanada, coleta de lixo e transporte público. Passando por um momento delicado em relação às posses dos lotes, a comunidade, que mora há mais de 20 anos no local, foi surpreendida recentemente pelo agropecuarista Miguel Rezende, que se diz proprietário do espaço.

Mesmo com os processos judiciais em andamento, a comunidade se mostra otimista. O histórico da área, que antes pertencia ao Estado, foi passado às mãos do município e, posteriormente, começou a ser vendido de forma irregular, se mostra favorável à ela. A causa já foi abraçada pela Câmara Municipal, deputados estaduais, Defensoria Pública e Igreja Católica.

Moradora usa tambor como caixa d'água
O vereador Carlos Hermes (PCdoB), que esteve no local, reforçou o apoio à população e a importância da união e do espírito de coletividade em momentos como estes. “A tática do adversário é fragilizar vocês individualizando o processo, mas a mudança só vem com o consenso e a ação conjunta”.

Em um governo que prioriza programas como o Minha casa, minha vida seria incoerente desabrigar tantas famílias. Imperatriz, que conta com os PAC’s (Programas de Aceleração do Crescimento) como o do Bom Jesus, já apresentou atraso na entrega e distribuição das obras. Agora, o município passa por dificuldades em detrimento dos habitantes atingidos pelas cheias dos riachos Cacau, Bacuri e Capivara (áreas de risco).

Mesmo estando todo este tempo ocupada, a região sente a falta de serviços básicos. Para pegar um ônibus, as pessoas têm que caminhar até a Avenida Liberdade, bairro Cafeteira, onde fica a parada mais próxima. O trajeto é feito dentro da lama, já que as ruas não estão drenadas nem pavimentadas. Sem a coleta de lixo, muitas vezes os resíduos são jogados em áreas improvisadas ou incinerados no quintal de forma equivocada.

            As gambiarras feitas para puxar água de outros bairros por conta da falta de encanamento soma-se às mazelas. A dificuldade no acesso à educação, saúde e serviços públicos em geral agrava a situação e chama atenção para as demandas da Vila Zenira. Na reunião, os moradores se mostraram dispostos a solucionar as questões, preocupando-se apenas com algumas decisões judiciais, que se mostraram favoráveis a Rezende.

Juliana Carvalho


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!