16/01/2014

Sinproesemma levará 54 delegados ao congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação

Entre os dias 16 a 19 de janeiro, será realizado, em Brasília, no Distrito Federal, o 32º Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), com o tema “Educação, Desenvolvimento e Inclusão Social”. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA) participará do evento com 54 delegados que prometem contribuir para o debate sobre a educação pública brasileira.

“É um momento onde os trabalhadores em educação das redes municipais e estaduais de todo o Brasil vão fazer um balanço dos últimos três anos e apontar caminhos para a luta pela educação pública de qualidade”, explica o secretário de Políticas Educacionais do SINPROESEMMA, Odair José, que também ocupa o cargo na direção executiva da CNTE.

Segundo o dirigente, essas avaliações serão feitas durante os quatro dias de encontro nos formatos de mesas-redondas e palestras, nas quais os trabalhadores terão acesso à conjuntura internacional e nacional, política sindical, política educacional, e ao estatuto da entidade. A partir desses debates, os trabalhadores vão opinar e, depois, aprovar resoluções que vão nortear a plataforma de lutas da CNTE para todo o Brasil.

Para Odair José, a CNTE é uma das entidades responsável por parte das grandes mobilizações no serviço público brasileiro. Ele cita, por exemplo, a mobilização da entidade tanto nas ruas quanto no próprio Supremo Tribunal Federal, quando governadores questionaram a Lei do Piso Nacional do Magistério. “A CNTE foi uma entidade que contribuiu decisivamente para aplicação da Lei do Piso, que, apesar de não ser aquilo que propormos, já representou um grande avanço na educação”, afirma.
A Lei do Piso é considerada um importante instrumento que definiu valores mínimos para prefeituras e governos pagarem as remunerações dos professores. Além disso, ainda estipulou que um terço da composição da jornada de trabalho seja destinado a atividades extraclasse.

Outro reconhecimento, segundo Odair, deve-se ao papel da CNTE na defesa dos funcionários não docente, ou seja, os servidores que estão na cozinha, na portaria e na vigilância, que também contribuem para a formação dos alunos. “No Maranhão, por exemplo, conseguimos criar uma gratificação que valorização esses profissionais”, esclarece.

Além de continuar promovendo avanços, um dos pontos nos quais os delegados do congresso se debruçaram será o debate sobre os 10% do PIB para Educação. “Houve um avanço porque conseguimos ampliar os investimentos de 5% para 10% do PIB em educação, mas ainda há um debate se esses investimentos serão feito somente na educação pública ou também vão envolver a iniciativa privada”, afirma.

COMENTÁRIO DO BLOG: De Imperatriz participarão o presidente do Sinproesemma de Imperatriz André Santos, o vice presidente estadual do Sinproesemma Carlos Hermes e o presidente do STEEI e também dirigente do Sinproesemma, Wilas Moraes.

Particularmente, além deste Congresso em Brasília seguirei para Campinas-SP onde participarei de um curso de Gestão Sindical realizado pela CTB - Central dos Trabalhadores do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!