07/08/2013

Fora VBL apresenta caos do Transporte Público de Imperatriz na AL, TJ e MP

Manifestantes levaram carta e vídeo com denúncias sobre o descaso da Viação Branca do Leste para com a população

 A luta por um Transporte Público de qualidade em Imperatriz continua. Na manhã desta quarta-feira (7), um grupo formado por 46 pessoas se reuniu com a Comissão de Obras e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa para debater a situação precária da prestação de serviços da Viação Branca do Leste.

Estavam presentes, além dos vereadores Carlos Hermes (PCdoB), Marco Aurélio (PCdoB) e Rildo Amaral (PDT), estudantes secundaristas e universitários e representantes dos Movimentos Sociais. Entre os deputados, estavas o presidente da Comissão, Raimundo Louro, Carlinhos Amorim, Vianey Bringel, Valéria Macedo e Francisca Primo. 

Os deputados se comprometeram a encaminhar à Câmara Municipal de Imperatriz e ao Tribunal de Justiça uma moção de apoio ao #ForaVBL e uma carta à polícia e ao Governo Estadual pedindo a garantia da segurança dos militantes em decorrência de ameaças e violências relatadas.

Ao analisar a mobilização, o vereador Carlos Hermes afirmou que o grupo é vitorioso - "Conseguimos pautar toda a mídia do Estado e, consequentemente, toda a mídia do Maranhão. Em Imperatriz nós temos uma população que está nos apoiando, sobretudo, em dizer que não há como manter a empresa Viação Branca do Leste".

Conceição Amorim, presidente do Centro de Defesa dos Direitos Humanos Padre Josimo, lembrou que é inadmissível que o advogado da VBL seja filho do presidente do TJ-MA. O estudante Paulo Sérgio esclareceu que não acredita num possível Termo de Ajuste de Conduta- “Pelo que eles fizeram até agora, podem até começar direitinho, mas tudo vai desandar com certeza. Vai ser um grande problema se o TAC for aceito”. 

Durante a tarde, os manifestantes tentarão uma conversa com a Procuradora Geral do Ministério Público, Regina Lúcia Rocha, para pedir apoio ao Promotor de Justiça de Defesa do Consumidor, Sandro Pofahl Bíscaro. O Promotor esteve à frente da Ação Civil que denunciava as várias irregularidades da firma e pedia seu afastamento imediato.

Haverá, ainda, uma visita ao Tribunal de Justiça do Maranhão, no intuito de apresentar a realidade do Transporte Público imperatrizense aos desembargadores Cleonice Silva, Lourival Serejo e Jaime Araújo. Os três emitiram as liminares que derrubaram as ações do Ministério Público e da prefeitura.

Ontem, o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, se comprometeu a enviar um documento ao Tribunal de Justiça, pedindo esclarecimento pelas decisões em apoio à VBL. Os recursos do MP e da prefeitura serão julgados na tarde da próxima quarta-feira (14).


Juliana Carvalho


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!