09/08/2013

JORNALISTA IMPERATRIZENSE HOMENAGEADO EM SÃO LUÍS

O jornalista Edmilson Sanches será homenageado neste sábado, dia 10/08/2013, em São Luís, com a Comenda “Gonçalves Dias”, outorgada pelo Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), fundado há 88 anos. O IHGM realiza eventos pelos 190 anos de nascimento do poeta, crítico, teatrólogo, etnógrafo, pesquisador, professor e escritor Antônio Gonçalves Dias, que nasceu em 10 de agosto de 1823, em Caxias (MA). A entrega será feita em solenidade às 19h20min, no auditório dos Colegiados Superiores do Palácio Cristo Rei, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), situado na Praça Gonçalves Dias, no centro da capital maranhense.
A informação foi dada pela professora doutora Dilercy Aragão Adler, em mensagem de 03 de agosto, que trouxe ao jornalista imperatrizense a correspondência oficial do Instituto, assinada pela presidente, Telma Bonifácio dos Santos Reinaldo, que fez a comunicação formal da concessão da honraria.

DEBATE – Além da outorga da Comenda “Gonçalves Dias”, a comissão organizadora das comemorações dos 190 anos do poeta caxiense escolheu o jornalista Edmilson Sanches como debatedor na mesa-redonda. O debate está previsto para as 18h deste sábado. Escritores, professores, pesquisadores e estudiosos do Brasil e de diversos países do mundo estarão presentes e participarão dos vários atos no Maranhão.
Conforme a programação, a mesa-redonda será composta pelo jornalista imperatrizense e pelo expositor do tema do debate, o professor Weberson Fernandes Grizoste, do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra (Portugal), estudioso da vida e obra do poeta maranhense.

Gonçalves Dias também foi aluno da Universidade de Coimbra, onde formou-se em Direito e fez pesquisas históricas e literárias. Foi também em Coimbra que Gonçalves Dias compôs, em julho de 1843, sua mais famosa obra: a poesia “Canção do Exílio”, conhecida em todo o Brasil a partir dos seus versos iniciais: “Minha terra tem palmeiras / onde canta o sabiá”.

CIDADES – Depois das solenidades iniciais em São Luís, as comemorações pelos 190 anos de nascimento de Gonçalves Dias se estenderão por outras cidades maranhenses. Domingo, 11, serão realizados diversos eventos em Caxias, terra em que nasceu o poeta maranhense, e encerram-se em Guimarães, em cujas costas, na baía de Cumã, afundou o navio “Ville de Boulogne”, que trazia um passageiro muito doente, Gonçalves Dias, o único que faleceu no acidente marítimo. A baía de Cumã recebe esse nome por banhar a localidade de Cumã, pertencente ao município de Guimarães. É área considerada “cemitério de navios”, em razão dos bancos de areias e rochas, que constituem permanente ameaça à navegação.

Edmilson Sanches reside em Imperatriz desde a década de 1970. É caxiense, fundador da Academia Imperatrizense de Letras e membro das Academias de Letras de Caxias, Açailândia e Santa Inês. É autor da “Enciclopédia de Imperatriz” e de diversos livros nas áreas de Administração, Comunicação, Desenvolvimento e Literatura (poesia, conto, crônica, crítica literária etc.). Escreve diariamente na página 2 do “Correio Popular” (Imperatriz), de terça-feira a sábado; às segundas-feiras, coluna no "O Estado do Maranhão" (São Luís), e às quartas e sábados no jornal "Agora Santa Inês" (Santa Inês - MA).

Ilustrações: O poeta Gonçalves Dias e o jornalista Edmilson Sanches.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!