15/05/2013

Morte de professora sindicalista deixa de luto a batalha dos trabalhadores por direitos

Fonte: Sinproesemma

SAM_2187editada“Lutadora e guerreira”. É a definição de amigos e colegas de trabalho para a professora Sinésia Pereira Cutrim, que faleceu na manhã desta segunda-feira (13), em Viana, cidade onde trabalhava e contribuía, incansavelmente, por meio do movimento sindical, na luta pela educação pública de qualidade no Maranhão.
A professora, que tinha 62 anos e participava da atual greve dos educadores, iniciada no dia 23 de abril, estando na linha de frente de todas as atividades do movimento, era vice-coordenadora da delegacia regional do Sinproesemma de Viana e dava aulas no Centro de Ensino Raimundo Marcelino Campelo, escola da rede estadual de educação.

“Morreu e não recebeu sua progressão. Já tinha idade e tempo de se aposentar, mas não o fez porque não fora enquadrada na referência correta”, protesta o coordenador da delegacia sindical, Williandikson Garcia.
Assim como Sinésia, há milhares de professores da rede pública estadual de educação que estão na mesma situação: obrigados a estar em sala de aula, mesmo com idade para aposentadoria, à espera da progressão – um novo enquadramento na tabela salarial dos professores, de acordo com o tempo de serviço na rede.
SAM_2189editada
O enquadramento correto dos professores na tabela, levando em conta o tempo de serviço de cada um, depende da aprovação de um novo estatuto, o principal motivo que levou os professores à greve, iniciada em abril. Esta era a segunda a greve que a professora participava na busca pela aprovação do Estatuto do Educador. Em 2011, também esteve à frente do movimento, cuja bandeira de luta principal também era o Estatuto.
DSC03068editada
O presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro, logo que soube da notícia do falecimento da professora, viajou para o município, e, representando toda a direção da entidade, manifestou, à família da educadora, pesar pela perda repentina: “A categoria está de luto. A companheira Cinésia, além de muito firme nas suas convicções, contribuiu muito na luta dos trabalhadores pela educação pública, estando junto conosco em todos os debates, fazendo da educação o seu ideal. Nossos sentimentos mais puros pela falta da companheira”, disse.
DSC03067editadaVelório na casa onde a professora morava com sua família
SAM_2285editada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!