27/05/2013

CTB-MA realiza primeiro congresso estadual.

ctb-ma - congresso - 2009jul18 e 16_443a
Com a participação de cerca de 150 delegados de dezenas de sindicatos, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), secção do Maranhão, realiza seu primeiro congresso estadual neste sábado, dia 25, das 9 horas às 18 horas, no auditório da Associação Comercial do Maranhão. Um ato político-sindical, com a participação de representantes de outras centrais, marcará a abertura do congresso às 9h.



O objetivo do Congresso é discutir a conjuntura política nacional e estadual, avaliar a trajetória da Central no Maranhão nos últimos quatro anos, aprovar o Plano de Luta, escolher os delegados maranhenses ao congresso nacional da CTB e eleger a nova direção estadual da entidade.
Um dos temas mais palpitantes do Congresso Estadual da CTB será a discussão sobre a participação do movimento sindical nas eleições do próximo ano, que no plano estadual aponta para o apoio independe e autônomo à candidatura do presidente da Embratur, Flávio Dino, ao governo.

A CTB é uma nova central sindical criada em 2008, a partir de correntes sindicais que romperam com a Central Única dos Trabalhadores (CUT). Uma das causas do rompimento foi a divergência em relação à organização sindical. Sinproesemma, Sindicato dos Metalúrgicos (Sindmetal), Sindicato dos Vigilantes (Sindvig-MA), STTR de Zé Doca, são algumas entidades estaduais filiadas à CTB.

No Maranhão, a CTB é presidida pelo professor Júlio Guterres, que também é diretor de Comunicação do SINPROESEMMA. A vice-presidente é Maria do Socorro Nascimento, do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Mirinzal. No total, a diretoria é composta de 33 cargos, incluindo o Conselho Fiscal, eleitos no 2º Encontro Estadual da Central, em julho de 2009.
Nos últimos quatro anos, a CTB Maranhão participou do Grito da Terra e pela luta por Reforma Agrária, das denúncias dos acidentes e doenças do trabalho, das campanhas unificadas pela jornada de 40 horas semanais, da luta pela devolução do Hospital Carlos Macieira aos servidores públicos estaduais e das comemorações do 1º de Maio – Dia Internacional dos Trabalhadores – e do 8 de Março – Dia Internacional da Mulher, entre outros.

COMENTÁRIO DO BLOG: De Imperatriz participaram do evento representantes do STEEI  e SINPROESEMMA. Pelo STEEI participaram o presidente professor Wilas Moraes e o professor Charles. Ambos foram eleitos para direção estadual da CTB.  Pelo Sinproesemma os dirigentes Rosyjane de Paula e  Raimundo Neto também ocuparão espaço de direção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!