25/04/2013

“MANDA QUEM PODE, OBEDECE QUEM NÃO TEM JUÍZO”

Foto: Janaína Amorim

Ontem (24) pela manhã na Praça de Fátima o Sindicato dos trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipal do Maranhão (SINPROESEMMA) e o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Público de Imperatriz (STEEI), se reuniram juntamente com os alunos da rede estadual em ato público contra a aprovação do Projeto de Lei nº 001/2013.

O Projeto aponta o reajuste salarial dos servidores públicos municipal, com proposta da prefeitura, de apenas 6%. Mesmo considerado um valor abaixo da inflação, o reajuste teve o apoio de 17 vereadores da Câmara Municipal.  Somente quatro votaram contra; Carlos Hermes (PCdoB); Aurélio Gomes (PT); Rildo Amaral (PDT) e Marco Aurélio (PCdoB). Já a proposta enviada pelos trabalhadores da educação à prefeitura, o reajuste salarial seria de 20%. Outro ponto destacado pela classe é o vale-ticket para professores no valor de 250 reais e 150 para os demais trabalhadores e o cumprimento de 1/3 da carga horária em atividades extraclasse, retroativos a 2011, 2012 e também de 2013.

 Indignado com a situação da educação e a aprovação de 6% do reajuste salarial, o presidente do STEEI Wilas Moraes deixou claro em sua fala que a BR-010 será fechada para mostrarem o fim da “lei do cão”, se referindo ao Projeto de Lei nº 001/2013. Outro lutador a favor dos professores é o coordenador regional do SINPROESEMMA André Santos que em seu discurso diz, “não aceitar perder direitos conquistados... pois o atual estatuto acarreta perdas para os professores”.

Bem enfático em suas palavras o vereador e professor Carlos Hermes questiona a atitude de parlamentares que aderiram ao modismo de virar as costas ao povo, esvaziando a plenária da câmara, quando não querem entrar em debate com a população e simplesmente acatam decisões. “A Câmara não é uma extensão da prefeitura... manda quem pode e obedece quem não tem juízo.” Ovacionado por estudantes e educadores a manifestação pública segue com discursos alternados entre os mesmos, “não tenham vergonha de colocarem a cara na luta e dizerem que estão a favor dos professores”, exclamou um dos líderes dos estudantes. Além de apontar a empresa de ônibus Viação Branca Leste (VBL) como vilã dos estudantes, o aluno Júlio César frisa o contraste do salário de um professor, “é uma vergonha um vereador ganhar mais que um professor formado!”. A greve é uma união entre alunos e professores em busca de melhorias para o acesso a educação pública.

Foto: Janaína Amorim

Hoje membros do SINPROESEMMA se reúnem e depois seguem para a prefeitura, com o objetivo de protestarem contra o Projeto de Lei nº 001/2013 acatado pela maioria dos vereadores.   Se o Estado e município não entrarem em acordo com os sindicatos, alunos e professores farão um ato público, sexta-feira (26), pela manhã, na Praça de Fátima no Centro da cidade e seguirão em direção à BR-010. O objetivo é o de chamar a atenção da população e de seus governantes, para os problemas relacionados a educação pública que chega ser bem maior que um reajuste salarial. A greve não tem previsão de terminar e segue em todo o estado do Maranhão.

 KALYNE CUNHA
ASCOM do Sindicato dos trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipal do Maranhão (SINPROESEMMA)


Um comentário:

  1. Jair15:22

    Professor Carlos Hermes, educação pública só melhoraria se fizessem uma lei que obrigasse filho de político estudar em escola pública. Aí sim, as coisas iam mudar...

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!