25/04/2013

Ato público na Assembleia marca início da greve na rede estadual de educação


Fonte: Sinproesemma

IMG_8138
IMG_8175
A Assembleia Legislativa do Maranhão foi o cenário do primeiro dia da greve geral na rede estadual de educação e também da abertura da 14ª Semana Nacional em Defesa da Educação Pública, na manhã desta terça-feira, 23, com um grande ato público, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão.
No ato, em frente à Assembleia, os educadores denunciaram à sociedade os prejuízos das alterações feitas, pelo governo do Estado, na proposta do Estatuto do Educador e defenderam a imediata aprovação do texto discutido amplamente e negociado com o próprio governo.
IMG_8224
CAPA
IMG_8194
Com faixas e cartazes, os trabalhadores manifestaram repúdio às modificações feitas no texto e à falta de cumprimento dos compromissos assumidos pelo governo com a categoria, com relação ao estatuto, que depois de um ano de negociação, guardou a proposta por mais cinco meses e não encaminhou o documento para votação na Assembleia Legislativa.
IMG_8261
IMG_8269
IMG_8263
Após a manifestação de protesto, os trabalhadores entraram na Assembleia, cantando o Hino Nacional, até o plenário da Casa, onde se reuniram com deputados estaduais, tanto da base governista como da oposição, quando mais uma vez as questões que envolvem o Estatuto do Educador foram debatidas.
IMG_8285
IMG_8507
No encontro, o deputado estadual e líder do governo, Cesar Pires (Dem), informou aos trabalhadores que a proposta de estatuto está ainda sendo finalizada pelo governo e que o texto deve chegar em breve para aprovação no Legislativo.
IMG_8357
O parlamentar ainda garantiu à categoria que será mantido o respeito à proposta negociada e discutida nos últimos anos.   “Vai dar tudo certo, pois não mudou em quase nada do que foi acordado com os trabalhadores na mesa de negociação”, disse.
IMG_8420
IMG_8488
Por outro lado, os deputados estaduais de oposição ao governo, como Bira do Pindaré (PT), Rubens Pereira Júnior (PCdoB), Gardênia Castelo (PSDB), Eliziane Gama (PPS) e Othelino Neto (PPS) se solidarizaram com a causa dos trabalhadores em Educação e voltaram a pedir o compromisso do governo na solução do impasse e do inconformismo que as modificações feitas, de última hora, geraram na categoria, como a retirada da Gratificação de Atividade do Magistério (GAM) na aposentadoria, a exclusão dos funcionários de escolas e a redução do tempo de serviço para todos os trabalhadores com 50 anos de idade.
IMG_8397
O deputado Othelino Neto, um dos mediadores entre os trabalhadores e o governo, considerou a mobilização dos educadores como vitoriosa e positiva porque impediu que o governo enviasse a proposta alterada para votação. “Se não fosse o movimento grevista, toda a negociação não ia valer em nada, pois o governo já teria mandado o texto alterado para a Assembleia. Agora, o ponto final da greve é a governo protocolar a proposta negociada com os trabalhadores”, afirma.
IMG_8382
O presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro, informou que a audiência pública, realizada na última segunda-feira (22), resultou na formação de uma comissão  composta por diretores do sindicato e representantes do governo que vai estudar o texto para garantir que a proposta negociada seja aprovada.
IMG_8338
IMG_8414
Para o dirigente, nesse processo, é preciso a participação não apenas dos trabalhadores, mas de toda sociedade. “O Estatuto do Educador é uma causa não apenas dos trabalhadores em Educação, mas da sociedade maranhense que vai se beneficiar com a educação pública valorizada, a partir da aprovação do texto negociado”, afirma.

Agenda da greve

Nesta quarta-feira, prossegue a agenda do movimento grevista com o lançamento da campanha “Educação Pública, Eu apoio”, no auditório da Associação Comercial do Maranhão. A campanha é promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e faz parte da programação da Semana em Defesa da Educação Pública, que inclui ainda três dias de greve nacional – 23, 24 e 25 deste mês.
A direção do Sinproesemma convida todos os educadores, trabalhadores e a sociedade em geral para o lançamento da campanha, às 9h. A Associação Comercial fica na Praça Benedito Leite, Centro Histórico de São Luís.
Mais imagens do ato público:
IMG_8240IMG_8209IMG_8247IMG_8277IMG_8280IMG_8294IMG_8297IMG_8308IMG_8299IMG_8338IMG_8382IMG_8313IMG_8298

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!