17/04/2013

Artistas e FCI discutem Sistema e Conferência Municipal de Cultura


Foto: Carlos Leen
Fechou ontem a 1º rodada de debates da Fundação Cultural com os artistas locais. Os encontros, que começaram em março e aconteceram na sede da FCI, foram setoriais: blocos carnavalescos, música, escritores, artesanato, culturas urbanas, teatro, artes plásticas, fotografia, audiovisual, artes circenses e instituições não-governamentais. A proposta principal é discutir a implantação do Sistema Municipal de Cultura (SMC).
O Sistema faz parte do Plano Nacional de Cultura, instituído em 2010 pela Emenda Constitucional nº 71. Ele pretende alcançar a descentralização e uma melhor distribuição de políticas em todas as regiões do Brasil, dando mais autonomia e liberdade para os estados e municípios. O anúncio de sua implantação na cidade foi feito na Câmara dos Vereadores durante o processo eleitoral da direção da FCI.
Os representantes da prefeitura buscaram incentivar a organização dos grupos em associações para que estes possam concorrer aos editais. Debateu-se também na reunião sobre a Conferência Municipal de Cultura, que teve sua última versão em 2010. Segundo o presidente da Fundação, Lucena Filho, esta será convocada até julho e  definirá, entre outras questões, o conselho composto por poder público e sociedade civil responsável pelo parecer, fiscalização e emprego dos projetos propostos.
O segundo ciclo de debates será definido na próxima semana. Nesse momento, todos os agentes culturais darão início, juntos, às discussões e planejamentos para a Conferência. Está programada  ainda para maio, em São Luís, uma oficina do Minc que trará esclarecimentos para os gestores sobre o SMC.
 
Juliana Carvalho
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!