26/02/2013

Lideranças políticas visitam Manoel da Conceição


Do site Do Minuto

Símbolo da resistência camponesa, Conceição terá biografia lançada ainda este ano
| sábado 23 fevereiro 2013 às 19:19
Recanto Estrela da Manhã é o lugar que abriga o homem que durante a ditadura no Brasil viveu na clandestinidade. Porta-voz dos trabalhadores rurais, Manoel da Conceição enfrentou a hostilidade dos donos de terra, sofreu atentados e viu companheiros sendo torturados e mortos. Aos 79 anos, ele mora no bairro João Paulo II, em Imperatriz. Na tarde deste sábado (23), lideranças políticas fizeram uma visita de cortesia ao militante camponês.
Relembrando histórias que pouco se contam nos livros, Conceição reuniu todos em volta. Dono da casa e centro das atenções, ele recebeu uma comitiva. Estiveram presentes o presidente da Embratur, Flávio Dino; o superintendente regional do Trabalho e Emprego, Julião Amin; o deputado estadual, Carlinhos Amorim; o secretário de Comunicação de São Luís, Márcio Jerry; o presidente municipal do PDT, Jean Carlo; o presidente municipal do PCdoB, Clayton Noleto; os vereadores, Carlos Hermes e Marco Aurélio; além de outras lideranças que durante a manhã participaram do Encontro Regional do PDT.


Após o Encontro do PDT, políticos estiveram na casa de Conceição. (Fotos: Alda Queiroz)
“É preciso ter o poder em mãos e fazer o que é justo para o trabalhadores do campo”. A lucidez de Conceição ainda o motiva para a projeção de um futuro favorável àqueles por quem tanto lutou. Por instantes, ele e Flávio Dino conversaram como se estivessem sozinhos. O papo ao pé do ouvido evidencia o respeito mútuo e a comunhão dos mesmos ideais. “Fico muito honrado em ter o apoio do Mané”, declara Dino.
Marcado pelos anos de chumbo, Conceição levou um tiro de fuzil e teve a perna amputada. Ele também participou da criação do Partido dos Trabalhadores e ajudou na organização de centrais sindicais. “É inquestionável a importância do Manoel da Conceição para a esquerda e para a classe de trabalhadores do Brasil”, diz Carlos Hermes.


“Fico muito honrado em ter o apoio do Mané”, declara Dino.

Com o lançamento previsto para junho, o escritor e historiador Adalberto Franklin finaliza a biografia do líder camponês: “Manoel da Conceição, sobrevivente do Brasil”. Ele e a esposa, Denise, agradeceram a passagem dos amigos.
Desacordo – Em 2010, Manoel da Conceição e o deputado federal Domingos Dutra (PT) realizaram uma manifestação contra a direção nacional do PT. Eles não aprovaram a postura do Diretório Nacional, que defendia a candidatura da Roseana Sarney ao governo do estado, e fizeram greve de fome. Na convenção do Maranhão, os militantes declararam apoio a Flávio Dino (PCdoB). Depois de acordar com a direção do PT Nacional, tiveram o reconhecimento para colaborar com o candidato do PCdoB.
Encontro Regional - O Partido Democrático Trabalhista (PDT) reuniu políticos da Região Tocantina na manhã deste sábado (23), na Câmara de Vereadores de Imperatriz. Os deputados federais Weverton Rocha (PDT) e Domingos Dutra (PT) e o deputado estadual Carlinhos Amorim (PDT) compuseram a plenária de abertura. O presidente da Embratur, Flávio Dino, também foi convidado para participar do evento.
Alda Queiroz
COMENTÁRIO DO BLOG: Agradeço à minha amiga Alda Queiroz pelo belíssimo texto e bela cobertura desse momento histórico de que me orgulho muito de ter feito parte. 

Um comentário:

  1. " Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis"
    (Bertold Brecht)

    Assim é seu Manoel.

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!