23/01/2013

Precisamos de escolas em tempo integral em nossa cidade!!!

Texto postado no facebook por ADERMON SARAIVA, estudante de Engenharia de Alimentos na UFMA e líder da Pastoral da Juventude, Paróquia Cristo Salvador:



Não sei vocês leitores concordam comigo, mais imaginem quantas mães de família poderiam voltar ao mercado de trabalho, completar a renda familiar ou mesmo adquiri uma renda.


Muitas dessas famílias têm apenas os pais como principal pessoa para colocar o pão em casa, ou vivem apenas da renda do programa bolsa família, que nem sempre chega a um salário mínimo.
Isso geralmente acontece após um casal constituir família, pois assim que vem o primeiro filho a mulher tem que largar o emprego para tomar conta de casa e da criança. Quando a criança entra em período escolar ainda fica meio difícil de conseguir um emprego devido a criança estudar apenas em um período e não ter ninguém para tomar  conta dela no outro período.


Se em nossa cidade tivesse escolas que atendesse o período escolar integralmente, seria ótimo para muitas donas de casa voltar ao mercado de trabalho, para tentar aumentar a renda familiar e melhorar um pouco sua qualidade de vida.


Senhores leitores imagem quantos talentos estão sendo desperdiçados devido a uma falta de educação de qualidade, vocês se perguntam: como quantos talentos desperdiçados? Gente, as crianças vão para escolas as penas de manhã ou de tarde na rede publica de ensino, enquanto que no período oposto estão brincando ou aprendendo algo que às vezes não vai leva-lo a algum lugar. (Ta certo que toda criança tem que brincar, se divertir, esse é um direito dela ainda quando criança.)


Mais vejamos o seguinte, numa escola em tempo integral, isso é tão benéfico para criança, quanto para os pais dela. Pois os pais delas poderão ir para o seu trabalho tranquilo, com a certeza de que elas estão em local seguro, onde será bem tratado, com sua alimentação no horário certo, Alem de que, elas não aprenderão apenas, português, matemática ou qualquer outro tipo de matéria básica, mais sim uma nova forma de viver sem que atrapalhe sua infância, e que acabe levando-a para o caminho das drogas, da marginalidade, da violência que estamos vivendo hoje em dia.


É tanto que umas das coisas que também apoio é o ensino de musica, esporte e educação financeira desde pequenos. Quantas crianças nasceram com o DOM para cantar, tocar um instrumento musical, ser um jogado ou até mesmo um grande economista. E é desde cedo que se deve procurar desabrochar esse DOM, e através da escola em tempo integral é uma das melhores formas para se fazer isso, pois desde cedo as crianças já começariam a se manter ocupado sem que atrapalhasse sua infância de uma forma divertida e que viesse a melhorar a educação em nossa cidade.


Com a escola em tempo integral estaria tirando muitas crianças das ruas, aplicando uma educação de qualidade, de forma que viesse a enriquecer não só a educação, mais também a forma nossa cidade, nosso estado é visto pelos outros.


Se esse texto puder chegar ate nosso prefeito, ele puder ler, e entender, o quanto é importante para nós cidadão uma escola em tempo integral, quantas mulheres voltarão ao mercado de trabalho, quantas famílias poderão compra um pouco mais de comida, já que muitas mães voltarão a trabalhar fora, quantas crianças sairão da rua e aprenderão uma profissão, um esporte, se tornarão um cidadão de bem futuramente.


Melhorar a cara de nossa cidade com relação à educação é um trabalho um pouco árduo, mais não é impossível, vamos melhorar a condição de ensino publica apenas pintar as escolas, dar merenda escolar e uniforme não quer dizer que a educação de nossa cidade está melhorando não. Melhorar a educação, é melhorar as condições de ensino do professor para com os alunos, é procurar de certa forma incentivar os alunos a estudarem, procurar parabenizar os alunos e as escolas de alguma forma, porque assim, tantos os alunos quantos os professores se sentem motivados a estudar e a lecionar dentro de uma sala de aula.


Senhor prefeito não estou querendo lhe criticar, mais veja o seguinte você foi uma pessoa que veio debaixo, não sei mais acho que passou por dificuldades, foi estudar, passou no mínimo sete anos estudando, até se formar em medicina, e hoje é prefeito de Imperatriz. Diga-me uma coisa, alem de sua dedicação, uma das pessoas que lhe ajudou a chegar aonde chegou foi professor, certo! Então pense, reflita, ponha-se no lugar dele, e veja que se não fosse com a ajuda dele e de uma educação de qualidade você não teria chegado aonde chegou.
Por favor, tente de alguma forma implantar o ensino integral em nossas escolas, procure melhorar as condições de trabalho dos professores. Será que você gostaria que seus filhos tivessem uma educação escolar, como a que estamos tendo hoje em nosso município? Acho que não.


Como diz o ditado: “O QUE NÃO QUEREMOS PRA GENTE, NÃO DAMOS PARA OS OUTROS”.
Desde já peço desculpas se ofendi alguém, minha intenção não foi essa, e sim apenas reivindicar por algo que como cidadão, não apenas eu, mais todos temos direito.
Se eu estiver errado em algum ponto, não evitem me corrigir, pois eu também sou um ser humano, eu também cometo erros.

ADERMON SARAIVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!