12/12/2012

O PCdoB e as Secretarias no Governo Edivaldo Holanda Júnior


Por Marden Ramalho
O Partido Comunista do Brasil está cada vez mais em sintonia com o prefeito Edivaldo Holanda Júnior. A sintonia não é por menos e acontece pelo alto grau de compromisso assumido pelos partidos que compõem a coalizão que elegeu Edivaldo.

PCdoB, PDT, PTC e PSB além de setores do PT, e outros partidos, embora cada qual com demandas específicas justas todos compôem a frente e o que é melhor, estão
engajados no projeto maior de mudança no estado.

Embora com as baterias da oligarquia voltadas diretamente para derrubar o avanço da oposição no estado, as forças democráticas e populares sabem se defender bem e avançam sem maiores cerimônias.

Os Secretários indicados pelo PCdoB para compor o primeiro escalão do governo Edivaldo são de extrema capacidade política e técnica, evolvidos de corpo e alma com a melhoria dos serviços públicos prestados pela prefeitura.

O Secretário de Educação do Município de São Luís indicado será o Professor Alan Kardeck Barros Filho.

Professor da UFMA, Allan é também consultor da CAPES e ex-diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Formado em Engenharia Elétrica pela UFMA e pós-doutor na área em universidades do Japão, foi pró-reitor da UFMA, diretor de pesquisa e é editor associado da Signal Processing, além de servir como revisor de vários periódicos e conferências de referência internacional.

Terá a missão de reverter quadro de caos instalado na Rede municipal de Educação.

De acordo com a definição institucional a SEMED tem a tarefa de “órgão público responsável pela viabilização da educação nos níveis infantil e fundamental e nas modalidades de educação especial (voltada para pessoas com deficiência), e de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental. É responsável pela gestão das políticas públicas voltadas para a área da Educação do município de São Luís e por organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos sistemas de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados. Além dessas incumbências, a Secretaria Municipal de Educação promove a expansão, difusão e oferta da Educação nos mais diversos níveis e modalidades de ensino.”

O Secretário de Habitação Geraldo Castro é Professor de História, educador há 25 anos. Assumiu mandato na Câmara Municipal de São Luís na gestão em vigor, tendo atuado em favor da Transparência dos gastos municipais e mediação de conflitos.

Terá a Missão de garantir o acesso à moradia legal e à infraestrutura urbana à população de baixa renda. Essa tarefa deve ser entendida como um direito social básico e tem como foco a inclusão social e o respeito ao meio ambiente. Tudo isso de maneira integrada com planejamento urbano, com a participação da sociedade.

São Luís apanha muito no quesito habitação. O pouco ou quase nada que existe é por obra e graça do Governo Federal.

Pela capacidade e compromisso de Geraldo Castro com a cidade deverá apresentar os melhores resultados à frente da Secretaria que deve ser ainda ser criada logo no início da gestão após desmembramento da atual Secretaria de Terras, Habitação e Urbanismo.

O Secretário de Comunicação Márcio Jerry terá missão ainda mais espinhosa.

Qualificado, Jerry tem a missão de definir a política de comunicação do município com o claro intuito de democratizar a comunicação da Prefeitura destruída na gestão de João Castelo. Márcio é jornalista formado pela UFMA. Atuou em assessorias de ONGs e entidades sindicais; ex-professor de jornalismo da UFMA; coordenou a Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária; foi secretário de Comunicação e de Governo do município de Imperatriz. É presidente do PCdoB de São Luís e foi coordenador geral da Campanha de Edivaldo Holanda Júnior em 2012.

Mas quem pensa que serão somente essas as tarefas dos comunistas na prefeitura estão enganados.

Muitas são as frentes a serem erguidas para retirar a cidade das ruínas deixadas pela gestão ‘blitzkrieg’ tucana nos últimos quatro anos. Em todas estarão lá os comunistas para ajudar a nova gestão a construir a mudança em São Luís e preparar em todo o Maranhão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!