04/09/2012

Cultura: Lei beneficia educadores


Do blog o Vianense

A lei aprovada na Assembleia Legislativa, que garante o direito a meia-entrada a professores das redes de ensino pública e privada do Maranhão em eventos culturais e de lazer mesmo que já estejam aposentados, foi sancionada pela governadora Roseana Sarney.

A partir de agora, os educadores têm o direito a pagar a metade do valor da entrada em cinemas, teatros, museus, circos, casas de shows e quaisquer outros ambientes públicosou particulares em que se realizem espetáculos artísticos ou culturais. A lei é uma idealização do deputado estadual Edilázio Júnior (PV). Segundo o parlamentar, os professores são fomentadores de cultura e conhecimento e por isso é necessário que os mesmos tenham acesso a eventos em cinemas, teatros, museus e shows.

“Os professores são fomentadores da cultura e necessitam estar atualizadosmunindo-se de informações no preparo de aulas e desenvolvendo nos alunos o raciocínio crítico e analítico e para isso é necessário que os educadores possam ter acesso a eventos que envolvem conhecimento e cultura”, disse Edilázio Júnior.

Além dos professores que estão na ativa, os docentes aposentados também terão o direito à meia-entrada. Para o professor da ativa ter direito ao benefício é necessário que apresente carteira funcional ou documento de identidade juntamente com comprovante de renda. No caso dos aposentados, somente o documento de identidade com o comprovante de renda garante o direito a meia-entrada.

Edilázio Júnior garantiu ainda que iniciativas como essas já existem em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará, Sergipe e Paraná. “Nós não vamos mais ficar de fora desta homenagem aos professores. Além disso, não tenho dúvida que isso vai gerar também receita para as próprias empresas como cinemas, teatro porque os educadores e os professores são propagadores de conhecimento e de cultura”, afirmou Edilázio.

Ainda de acordo com a lei, os estabelecimentos que descumprirem a lei serão multados em 100 vezes o valor do ingresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!