04/09/2012

Sexo nas Maldivas: Garota de 16 anos é condenada a 100 chicotadas por 'ficar' com homem mais velho.


Uma jovem de 16 anos foi condenada a cem chicotadas e oito meses de prisão domiciliária nas ilhas Maldivas. O caso está a dar que falar pelo mundo não apenas pela pena, mas também pelo crime cometido: fazer sexo com um homem mais velho.

De acordo com o jornal britânico «Daily Mail», a adolescente assumiu em tribunal ter feito sexo com um homem de 29 anos. Uma confissão que apenas surgiu depois da pressão da família.

Male, capital paradisíaca de Mali onde o caso aconteceu
O site local «Minivam News» explica que o homem também foi condenado. Dez anos de prisão por fazer sexo com uma menor de idade.

O casal foi apanhado a fazer sexo na região de Raa, 220 quilómetros a norte de Malé, a capital das Maldivas.

Como a jovem é menor de idade, apenas vai receber as chicotadas quando fizer 18 anos.

A sentença ocorre 10 meses depois de a Alta Comissária das Nações Unidas para Direitos Humanos, Navi Pillay, pedir publicamente para que as ilhas Maldivas parem de açoitar mulheres por fazerem sexo fora do casamento.

As chicotadas são uma condenação utilizada normalmente por chefes de aldeia, que atuam também como juízes locais. Costumam ser dadas com uma cana.

Nota do Blogueiro: Abaixo, o Blogue do Frederico Luiz publica, com tradução do Google Traslator, a íntegra da notícia no Minivan.com

HRCM para discutir caso de menor condenado a 100 chibatadas por causa de fornicação

Mariyath Mohamed

A Comissão de Direitos Humanos das Maldivas (HRCM) disse que seria na terça-feira sobre o caso de uma menina de 16 anos de idade, que foi no domingo condenado à prisão domiciliar e 100 chibatadas para fornicação com um homem 29 anos de idade, confirmou o vice-presidente Ahmed Tholal.

Magistrado permanente de Raa Atoll Hulhudhuhfaaru, magistrado Abdul Samad Abdulla, condenado a menina de oito meses em prisão domiciliar, e para açoitamento público uma vez que ela atinge a idade de 18 anos.

Enquanto isso, o homem, que foi identificado como Ahmed Rasheed, Finivaage, R. Angolhitheemu, foi condenado a 10 anos de prisão sob a acusação de abuso sexual de uma menor.

A sentença tem atraído a atenção da mídia internacional e apareceu no jornal do Reino Unido Daily Mail .

Presidente da Ilha Hulhudhuhfaaru Conselho, Mohamed Zubair, disse Notícias Minivan hoje que o crime havia ocorrido cerca de dois meses atrás. Ele disse que o assunto tinha sido apresentado em tribunal pela família da menina.

Zubair disse que, embora a menina era de idade escolar, ela havia parado de frequentar as aulas meses atrás.

Um funcionário do magistrado Hulhudhuhfaaru Tribunal, Ali Rashid, falou em comprimento para Minivan Notícias sobre o caso na terça-feira.

"A menina foi condenado a oito meses de prisão domiciliária. As taxas para um adulto que cometeu fornicação é detenção de um ano da casa, mas já que ela é menor de idade, ela só pode ser dado dois terços da pena regular ", explicou.

Rashid disse que a menina havia sido condenado por causa de prostituição, porque ela havia confessado a ele. O homem, no entanto, negou as acusações.

"O homem disse que não havia cometido fornicação, mas ele admitiu ter abraçado e feito algumas outras coisas com a menina. Isso equivale a abuso sexual de um menor nos termos da lei. É por isso que ele tem a pena mínima prevista na lei relevantes, a 10 anos de prisão ", explicou Rashid.

O Tribunal magistrado confirmou que o homem estava sendo mantido sob custódia pelas autoridades competentes.

O funcionário do Tribunal Magistrado Hulhudhuhfaaru referido Notícias Minivan com o artigo 25 do ato detalhando ações especiais a serem tomadas em casos de crimes sexuais contra crianças (Lei número: 12/2009).

O artigo 25 diz: "Salvo prova em contrário, não se pode considerar que uma criança entre as idades de 13-18 tinha dado consentimento para cometer um ato sexual. E a menos que se prove o contrário, será considerado que o ato sexual foi cometido sem o consentimento da criança. "

Como o caso está agora, duas sentenças contraditórias foram dadas a pessoas envolvidas no mesmo caso.

Embora, de acordo com o tribunal magistrado, o homem foi condenado por agressão sexual, que se traduz em um ato cometido sem o consentimento da garota, a menina se foi condenado pelas acusações de ter relações sexuais consensuais fora do casamento.

Privada advogado Mohamed Shafaz Wajeeh, concordou com essa observação.

"Eu concordo que há uma forte contradição aqui. Além disso, o homem foi condenado de direito comum. O ato que ele cometeu é crime sob as leis existentes, aqueles elaborada e aprovada pelo parlamento. A menina, por outro lado, foi condenado sob a lei da Sharia, o que não é especificamente escrito. Há uma discrepância na forma como homens e mulheres estão condenados. Às vezes, as mulheres enfrentam mais dificuldade negando acusações de prostituição. Isto, eu acredito que é uma questão estrutural que precisa ser tratada ".

Um funcionário do Ministério de Direitos de Família, Gênero e Humano, disse que o ministério não iria falar sobre casos específicos.

Recusando-se a se identificar, ela disse: "Se a menina tenha sido condenado por um crime, ou é o tribunal ou JJU (juvenil Unidade de Justiça) que precisa se preocupar. Nós vamos estar preocupados uma vez que a menina é açoitado, mas tanto quanto eu sei, ela não foi açoitado ainda. Nós não queremos associar-nos com um caso que não estamos envolvidos "

Ministro da Família, Género e Direitos Humanos, Dhiyana Saeed, não estava a responder a chamadas no momento da imprensa.

Em novembro de 2011, Alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay, falando no parlamento, levantou preocupações sobre a questão da flagelação nas Maldivas.

Falando sobre o assunto, Pillay disse, "Esta prática constitui uma das formas mais desumanas e degradantes de violência contra as mulheres, e não deve ter lugar no enquadramento jurídico de um país democrático".

Suas afirmações e apela à discussão sobre o tema foram recebidas com indignação da oposição e de parte religiosa Adhaalathy, dando origem a protestos e manifestações. O Ministério das Relações Exteriores em si rejeitou as chamadas para a discussão sobre o assunto, afirmando: "Não há nada a discutir sobre a questão claramente na religião do Islã. Ninguém pode argumentar com Deus."

Blog do Frederico Luís

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!