15/05/2012

Estudantes de Balsas fazem protesto contra a falta professores


Alunos da rede estadual de educação, do município de Balsas, Sul do Maranhão, foram às ruas da cidade protestar contra a falta de professores nas salas de aula, situação que já prejudica o ano letivo para milhares de alunos na região. Na manifestação, ocorrida na última terça-feira, 8, os alunos também denunciaram à sociedade as condições precárias de muitas escolas, que não oferecem instalações físicas adequadas para a aprendizagem dos estudantes.

"Queremos professores", gritavam, em coro, os alunos revoltados com a falta de compromisso do governo do Estado com a educação pública. A manifestação começou em frente ao Centro de Ensino Médio Padre Fábio Bertagnolli, no bairro Bacaba, seguindo, em caminhada, pelas principais ruas de Balsas. No Centro, os secundaristas promoveram um ato público no Ginásio de Esportes do Município.

Os estudantes finalizaram a manifestação com a leitura de uma carta aberta à população. O documento, assinado pelos alunos do CEM Padre Fábio Bertagnolli, questiona o andamento das aulas e demonstra a preocupação com as disciplinas que ainda não foram oferecidas. “A lei é clara: o ano letivo tem 200 dias, já se passaram 50 dias e não há qualquer postura para novas nomeações de professores”, diz a carta.

Origem

Os estudantes alertaram, ainda, à sociedade que a situação só chegou a esse ponto porque não houve preocupação do governo do Estado, ao longo dos anos, em fazer concurso público, mantendo somente a prática irregular das contratações temporárias de professores, que este ano foi proibida pela justiça, por meio de Ação Civil Pública do Ministério Público Estadual.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!