14/11/2011

SÃO PEDRO D´ÁGUA BRANCA, 15 ANOS DE EMANCIPAÇÃO!?

Esse fim de semana trabalhei no pólo do Programa Especial de Formação de Docentes da FEST em São Pedro D'água Branca e presenciei dois dias de cidade movimentada e festiva pela comemoração dos 15 anos de emancipação política do município que até 1996 era apenas parte isolada de Imperatriz.

Uma pena que também presenciei uma cidade abandonada, com péssima infraestrutura, professores que haviam recebidos seus proventos depois de quatro meses de atraso. Mesmo assim, em frente à igreja católica, numa área pública de terra batida havia um grande palco montado para apresentações de shows evangélicos, sertanejos e forró.Ao lado uma estrutura enorme de camarotes reservada às "grandes autoridades" da cidade.Uma beleza!

Percebi com tristeza que ali prevalece a política do "pão  e circo" velha tática de controle ideológico utilizada pelos cônsules romanos em sua fase republicana e posteriormente pelos imperadores como forma de ludibriar o povo fazê-lo esquecer a sua situação de miséria e abandono.

São Pedro repete a realidade de praticamente todos os pobres municípios do Maranhão feudal. O prefeito Vanderlúcio, aliado de Roseana, tem um grande casarão na entrada da cidade onde recebe seus eleitores em favores enquanto pratica nepotismo tendo com Secretário de Finanças, seu próprio filho.

E assim, a vida daquele povo segue em passos lentos, contemplando a vida em uma sela com diria Zé Ramalho... E assim será enquanto predominar as amarras "invisíveis" que impede o Estado de viver o século XXI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!