14/07/2011

Imperatriz discute Plano Nacional de Educação

Nesta sexta-feira ocorrerá em Imperatriz uma audiência pública na Câmara Municipal pra discutir o PNA – Plano Nacional de Educação. O debate público sobre o tema está acontecendo em todo o país e visa discutir o plano educaconal para até 2020 que já foi aprovado pelo MEC em 2010 e está tramitando na Câmara dos Deputados.

O evento contará com a presença de diversos educadores organizados em sindicatos e associações, a exemplo do Simproesemma, Steei, Apruema, representantes de órgãos e instituições de educação em todas as esferas públicas que atuam no Maranhão nos mais diversos níveis de educacionais.

PELOS 10% DO PIB

Os movimentos sociais da educação pública, seguindo proposta do Conselho Nacional de Educação, deflagraram em todo o Brasil uma campanha pelo investimento de 10% do (PIB) Produto Interno Bruto do país na educação, sendo 8% na educação básica( ensino fundamental e médio) e 2% em expansão do ensino superior. O governo propõe aumentar para 7% elevando o patamar que hoje é de cerca de 5%. Precisamos reforçar essa discussão amanhã.

O PETRÓLEO É NOSSO

Iniciou no último domingo em Goiânia, o 62ª reunião anual da SBPC- Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, e uma das propostas discutidas e já aprovadas pela reunião foi do investimento de 50% do fundo social, e não de todo o royalit, do Pré-sal para a educação do país. Esse também é outro ponto que deve ser debatido.

PLANO DECENAL

Em 2003 participei como ouvinte de um grande encontro de educadores de Imperatriz que discutiu a elaboração do Plano Decenal da Educação do município. O evento aconteceu no Ginásio da igreja São Francisco e foi supervisionado por dois dos maiores educadores do país, Pedro Demo e Demerval Saviani. Ainda estudante de História da Uema, fiquei dislumbrado com o nível do debate, dos debatedores e com a participação maciça do setor educacional da cidade. Parece-me que do encontro saiu um livreto com todas as deliberações.

Um comentário:

  1. Regina15:00

    Caro Carlos Hermes,o grande encontro do qual você está falando , se trata da I Conferência Municipal de Educação de Imperatriz, que teve como objetivo a elaboração do I Plano Decenal de Educação do Município de Imperatriz, que após elaboração, aprovação palo poder legislativo e sancionado pelo poder executivo, foi publicado, transformado em um livreto e amplamente distribuido.

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!