17/07/2011

Imperatriz: história e encanto



Como historiador compreendo claramente os prejuízos antropológicos causados às comunidades nativas pelas missões religiosas que desbravaram o atual território brasileiro, à custa do genocídio de milhões de irmãos indígenas. Entretanto, sem Frei Manoel Procópio e a fundação da missão de Santa Tereza em 1852 não seria possível vislumbrar a construção de uma comunidade tão heterogênea e bela como é hoje a nossa encantadora Imperatriz a quem declaro meu incondicional amor.

Segundo o historiador Adalberto Franklin em “Breve História de Imperatriz”, a existência de nossa cidade foi resultante da habilidade de Frei Manuel Procópio no contato com as tribos indígenas caracatis (krikatis) e gaviões, habitantes da margem direita do Tocantins, atual área de Imperatriz.

Com o aldeamento dos krikatis é que se tornou possível fundar a missão religiosa que posteriormente se transformaria na Vila Nova da Imperatriz, mais à diante em povoamento de Santa Tereza e só em 1924 elevada institucionalmente à categoria de cidade. Todo esse processo foi necessário para que chegássemos em 2011 como a segunda maior, mais bela, mais acolhedora, mais aconchegante cidade do Maranhão.

Inicialmente, depois de fracassada tentativa de se fixar nas proximidades da Praia do Cacau, por questões relacionadas às cheias do rio, Frei Manoel aporta na região onde hoje se localiza a Praça da Meteorologia, rua 15 de novembro, no local mais alto funda a capela de Santa Tereza D´avila e no seu entorno os poucos colonos e soldados que o acompanhavam estabelecem moradia.

Chama-me atenção o fato do Frei fundar o povoamento a mando do governo do Pará, certo de que esta área pertencia àquela Província. O governo do Maranhão só tória tomado conhecimento da existência da nova Vila em 1855, prova de que somos esquecidos pelo norte do Estado desde que nascemos.

Após 16 anos morando aqui, me sinto o maior dos imperatrizenses em coração e alma. Assim como eu milhares de ex-imigrantes se fizeram filhos, adotaram-na como mãe ou foram adotados por ela, tornando-se cidadãos apaixonados dessa terra, seduzidos pelos encantos dessa realeza.

Te amo Imperatriz!!
Parabéns pelos seus 159 anos.

Um comentário:

  1. Sueline15:17

    Belo texto Carlos!
    Apesar dos problemas existentes em nossa cidade, ela é sim, como vc disse: Bela, acolhedora, uma cidade maravilhosa pra se viver, é do tipo ''pequena grande cidade'' onde ''todo mundo'' se conhece, onde ''tudo'' é muito perto, de um povo gente boa rsrs, corajoso, e de opinião!
    saudades de mais da mnha cidade!

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!