09/04/2010

Sobre UTIs, falácias e falta de capacidade administrativa


Por Marcos Franco Couto
www.itznoticias.com

A assessoria de imprensa (ascom) da prefeitura de Imperatriz vem tentando defender a gestão Madeira no caso da crise das UTIs com informações falsas. São pelo menos três argumentos facilmente desmentidos, sem que seja necessário consultar nenhum especialista em gestão de saúde pública.

Primeiro a ascom disse que a ação que o Ministério Público move contra a administração municipal foi provocada pela própria primeira-dama e secretária de Saúde Conceição Madeira. Não convenceu a ninguém. Seria o mesmo que um assassino ligar pra polícia pra dizer que em sua casa tem um corpo. Em nenhuma das entrevistas que concedeu nesse período, o promotor de Justiça disse isso. Pelo contrário, exige com suas peças jurídicas que a gestão Madeira resolva a situação com a urgência que o assunto merece.

Depois se defende dizendo que o problema da saúde em Imperatriz é por culpa dos outros municípios que formam a regional de Saúde. Outra falácia. Imperatriz é a cidade de referência em saúde na região de acordo com o Sistema Único de Saúde (SUS). Funciona assim: como a cidade é a mais populosa e é pólo na região, serviços de alta complexidade – como as UTIs pediátricas – são disponibilizados no local, já que não haveria demanda que sustentasse se instalar, por exemplo, aparelhos de tomografia em cidades que não tem demanda de utilização. E com o cartão SUS, a prefeitura da cidade referência recebe os repasses do Ministério da Saúde pelos serviços prestados a pacientes de outras cidades. Simples assim. Funciona desta maneira em todo o país.

Um terceiro argumento é que o problema não é recente, data de várias gestões anteriores. Uma tolice para encobrir a falta de capacidade administrativa. Seria o mesmo que fazer a cidade renascer do zero a cada quatro anos. Ora, ora, o prefeito foi eleito e está lá para responder pelos problemas da cidade, sejam eles de ontem, de amanhã ou de uma década atrás.

Há um ano e quatro meses Sebastião Madeira assumiu a prefeitura para, segundo ele mesmo, realizar um sonho político e fazer mudar Imperatriz. Se mudou, pelo menos na área de Saúde foi pra pior. Os dados de mortandade infantil que a prefeitura teimava em não revelar, foram parar nas páginas, no vídeo, no rádio e na Internet de todos o país. Pelo menos serviu para que o prefeito saísse da letargia e corresse atrás de recursos para resolver os problemas da cidade. Foi ter com o ministro de Saúde e este perguntou onde estavam os projetos para a aquisição de UTIs, reforma de hospitais, construção de postos de saúde. E o prefeito não os tinha.

Ou seja, não adianta tentar mascarar o problema. Em um ano e quatro meses, a gestão Madeira não elaborou sequer o projeto para conseguir recursos para a construção de um hospital público municipal. Como quer nos fazer acreditar em suas boas intenções?

8 comentários:

  1. Meu Caro!!!
    Eu, não tinha mas intenção de fazer nenhuma intervenção em suas ideias rancorosas e de oposição sem responssabilidade, qual vejamos, quando vcs PT estiveram no comando do governo municipal foi um desmando total, na saúde, educação, politica salarial, infraestrutura, esporte, serviço social ou seja nas ações mas simples, vcs PT não tiveram compertencia de administrar, olhar apenas o rabo dos outros sem observar o seu é facio, seja politico responsavel, faça politica partidaria sem paixão, vamos deixar o eleitor fazer o analis das capacidades administrativa em 2012, assim como tal foi feito de vcs PT em 2008,quem é vc pra fazer julgamento de um gestor igual o prefeito madeira, seja menos apaixonado e torça pra um dia vcs PT voltar a ter credibilidade nessa cidade.

    Chico Planalto

    ResponderExcluir
  2. André Santos19:25

    O comentário do tal Chico do Planalto, que teve um emprego no governo Jomar, revela o despreparo do membro do governo Madeira. Seu texto, cheio te termos que o descredibilizam enquanto pessoa pública e ferem nosso português padrão, não diz coisa com coisa. Prende-se apenas a fazer insultos como forma de "fazer média" com seu chefe, mas não mostra qualquer argumento capaz de indicar o contrário do que escreveu Marcos Franco. Como falta argumento, só lhe resta o desespero verbal.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo23:28

    carlos hermes , tem tucano aqui da terra do Frei, como LULA ALMEIDA,que afirma que se o serra vir a ganhar , o prefeito madeira vai ser Governador em 2014 .Deus todo poderoso que livre o povo maranhende de uma dessas. O homem que é considerado ruim de trato e carrancudo não tá dando conta da cidade, imagine de governar o estado com lula Almeida, candido, roberto alencar e cia....Imperatriz tá pedindo socorro,,

    Joana darc- estudadnte de pedagogia

    ResponderExcluir
  4. Cláudia Santos11:37

    Oi Marcos, se for verdade o que Elson Araújo disse que: a ação que o Ministério Público move contra a administração municipal foi provocada pela própria primeira-dama e secretária de Saúde Conceição Madeira, então em outras palavras ele está querendo dizer que as mortes que aconteceram no HMII foram facilitadas pela própria Secretária como uma forma de chamar a atenção dos governos estaduais e municipais. No mínimo a Secretária deve responder por crime omissivo "quando deixa de fazer alguma coisa a que estava obrigado (omissão de socorro)" ou de prevaricação "deixar de praticar algo que de ofício era obrigado a praticar". Isso é grave, é caso de Polícia Federal e DA CADEIA!!!

    Cláudia Santos

    ResponderExcluir
  5. Alguém pode traduzir o que essa pessoa tentou escrever?

    ResponderExcluir
  6. Marcos, ainda não havia respondido a esse rapaz por duas coisas. Primeiro não consegui decifrar os códigos de sua escrita. Segundo porque acho que ele não merece tanto.

    Não tem preparo nem pra defender o patrão e fazer uma fé, imagine pra debater política pública.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo15:34

    Chico do Planalto,muito estranho você falar em competência e honestidade enquanto se locupleta na "Secretaria da Mordomia", formada pela tua pessoa e mais 20 funcionários pagos para trabalhar uma vez por ano,quando o nível do rio sobe.

    A receita da tua secretaria beira 50 mil reais mensais!

    O dinheiro acima aplicado pelo teu prefeito, poderia salvar a vida
    de uma ou mais crianças que morreram no Hospital Municipal por falta de um leito de UTI.

    Repito são 50 mil reais para você fazer alguma coisa no mes de abril.Afora esse tempo você ganha sem trabalhar,deleitando-se, e esse ócio, secretário, constitue roubo.Eu mencionei ROUBO.Receber sem trabalhar é ROUBO e crime previsto no Código Penal!

    Diante disso prove tua honestidade e competência fazendo juntada neste sítio da tua prestação de contas e teu cronograma de atividades dos meses "trabalhados".

    Não é o Jomar e o PT que estão sendo examinados nesse interregno.É você.Teu prefeito e teu PSDB, que vêm mostrando há muito para que veio e que escopo de mudança é essa...

    Borduna de Babaçu Bolchevique

    ResponderExcluir
  8. Anônimo15:39

    Chico du Planalto eh um bom secretario.Si naum tem trabalho nos mes ki naum chove naum é pobrema teu e nem dele
    Voceis deve cuidar da vida de voceis.

    Tucano de Coturno Verde Oliva

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!