24/12/2009

O PERIGO AZUL



A burguesia nazifacista europeia criou no século XX, após a Revolução Russa, o termo "Perigo Vermelho" que se prolongou na convencionalmente conhecida "Guerra Fria". A questão é que o temor dos burgueses era a igualdade social; distribuição de renda; vida digna aos trabalhadores e a consequente quebra de seus privilégios.

BRASIL

Trazendo para o Brasil de hoje, os trabalhadores vivem o medo da volta dos ultraliberais azuis e de bico longo, concentradores de renda na agroindústria e vendilhões da pátria; os privatistas; os gerentes dos interesses norteamericanos no Brasil.

PRIVATIZAÇÕES

Com os tucanos no poder, entre outras estatais, o Brasil perdeu o Sistema Telebrás e da Vale do Rio Doce. As empresas que eram os próximos alvos da privatização eram a Petrobrás, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Furnas, Itaipu etc. No governo Lula foram mantidas sob controle público.

3 comentários:

  1. DAProfessor Carlos Hermes,

    Você omite o fato de que a política econômica do PSDB foi e esta sendo seguida à risca pelo governo do PT, com relação às privatizações não vejo nada de diferente, a privatização da Vale e do sistema telefônico foi mantido sem nenhum questionamento. As que ainda não foram privatizadas por completo tem todos os dias seu capital sendo abertos (BB e Caixa), mais um exemplo são os projetos semi-entreguista das riquezas do pré-sal aprovado recentemente, que tem no modelo de partilha uma privatização mascarada - não dou tudo, apenas 70% - e você ainda diz que apenas o PSDB é o representante dos Estados Unidos no Brasil?

    Você tem todo o direito de defender seu governo, só não aceito a deturpação de fatos que tornam perigos idênticos à nação brasileira como se fossem diferentes.

    PSDB e PT em seus governos sempre defenderam os projetos neoliberais da cartilha do FMI.

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo Wilson,

    É uma pena que um camarada com tanta capacidade de leitura conjuntural, não consiga perceber, ou, por uma questão de discurso, não queira admitir tais diferenças. Fazer uma análise de homogeneidade entre a linha política do governo do PT e dos tucanos me parece algo superficial, leigo ou no mínimo mal intencionado.

    Se o companheiro me conhecesse saberia que não sou de deturpar fatos, e não faço minhas análises preocupado com a aceitação ou não delas.

    Nunca defendi o governo Lula como um governo ideal nos moldes da esquerda ou das transformações estruturais necessárias. Mas não posso negar, por honestidade intelectual, que a matriz ideologica difere dos tucanos. Senão vejamos:

    1. Será que a posição do governo do PT, não foi decisiva no engavetamento da ALCA? e será que não estaria a pleno vapor num governo tucano?

    2. Será que o Brasil tucano trataria de defender a entrada da Venezuela no Mercosul?

    3. Será que um governo tucano defenderia o fim do bloqueio econômico à Cuba e reforçaria os laços políticos com os governos progressistas da atual conjuntura da América Latina?

    4. Será que no caso do gás boliviano, os tucanos tratariam o país como amigo ou agiria como imperialista sobre o sofrido povo
    boliviano?

    5. Será que o PSDB diversificaria as relações comerciais, incluindo China, Oriente Médio, Venezuela, Japão e tantos outros, fugindo do julgo norteamericano e construíndo uma soberania na relações internacionais?

    6. Será que investiria nas Universidades Federais ou privatizaria o restante delas.

    7. Será que encaparia um plebiscito pela estatização da Vale do Rio Doce?

    Você com certeza terá argumentos pra cada ponto desses, mas não negue esses e tantos outros avanços progressistas desse governo. Mesmo sabendo ser possível elencar diversos conservadores.

    Reconheço todos os erros e fragilidades do PT, mas defendo os avanços históricos que esse país vive de 2002 até hoje.

    ResponderExcluir
  3. Carlos Hermes.

    parbéns pelo texto, excelente síntese. só faltou dizer que iriam privatizar os Correios, empresa em que trabalho e militei.

    tomei liberdade de compartilhar a sua ilustração em uma postagem minha.

    confira, espero que goste.

    http://matus-blogdomatus.blogspot.com/2010/03/politica-externa-vs-vassalagem.html

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!