26/12/2009

Resposta a Wilson Leite

DAProfessor Carlos Hermes,

Você omite o fato de que a política econômica do PSDB foi e esta sendo seguida à risca pelo governo do PT, com relação às privatizações não vejo nada de diferente, a privatização da Vale e do sistema telefônico foi mantido sem nenhum questionamento. As que ainda não foram privatizadas por completo tem todos os dias seu capital sendo abertos (BB e Caixa), mais um exemplo são os projetos semi-entreguista das riquezas do pré-sal aprovado recentemente, que tem no modelo de partilha uma privatização mascarada - não dou tudo, apenas 70% - e você ainda diz que apenas o PSDB é o representante dos Estados Unidos no Brasil?

Você tem todo o direito de defender seu governo, só não aceito a deturpação de fatos que tornam perigos idênticos à nação brasileira como se fossem diferentes.

PSDB e PT em seus governos sempre defenderam os projetos neoliberais da cartilha do FMI.

24 de dezembro de 2009 11:01


Carlos Hermes disse...
Meu amigo Wilson,

É uma pena que um camarada com tanta capacidade de leitura conjuntural, não consiga perceber, ou, por uma questão de discurso, não queira admitir tais diferenças. Fazer uma análise de homogeneidade entre a linha política do governo do PT e dos tucanos me parece algo superficial, leigo ou no mínimo mal intencionado.

Se o companheiro me conhecesse saberia que não sou de deturpar fatos, e não faço minhas análises preocupado com a aceitação ou não delas.

Nunca defendi o governo Lula como um governo ideal nos moldes da esquerda ou das transformações estruturais necessárias. Mas não posso negar, por honestidade intelectual, que a matriz ideologica difere dos tucanos. Senão vejamos:

1. Será que a posição do governo do PT, não foi decisiva no engavetamento da ALCA? e será que não estaria a pleno vapor num governo tucano?

2. Será que o Brasil tucano trataria de defender a entrada da Venezuela no Mercosul?

3. Será que um governo tucano defenderia o fim do bloqueio econômico à Cuba e reforçaria os laços políticos com os governos progressistas da atual conjuntura da América Latina?

4. Será que no caso do gás boliviano, os tucanos tratariam o país como amigo ou agiria como imperialista sobre o sofrido povo
boliviano?

5. Será que o PSDB diversificaria as relações comerciais, incluindo China, Oriente Médio, Venezuela, Japão e tantos outros, fugindo do julgo norteamericano e construíndo uma soberania na relações internacionais?

6. Será que investiria nas Universidades Federais ou privatizaria o restante delas.

7. Será que encamparia um plebiscito pela estatização da Vale do Rio Doce?

Você com certeza terá argumentos pra cada ponto desses, mas não negue esses e tantos outros avanços progressistas desse governo. Mesmo sabendo ser possível elencar diversos conservadores.

Reconheço todos os erros e fragilidades do PT, mas defendo os avanços históricos que esse país vive de 2002 até hoje.

Reafirmo a amizade, respeito e admiração pelo companheiro.
grande abraço e vamos ao debate.

2 comentários:

  1. Camarada,

    Com certeza teria uma analise – à esquerda - de cada um dos pontos citados por você, sei também que esse "reconhecimento" do qual você espera - até mesmo sabendo que não se justifica - não terá, pois não aceitamos a reconciliação de classe.

    Sair pela "tangente" com relação aos tópicos que geraram meu comentário realmente é a melhor saída, pois como poderia o PT reconhecer a continuação do privativismo e empreguismo do PSDB disfarçado em "avanços progressistas"?

    Pode ter a certeza que o respeito é recíproco, mas sabes também que é um dever nosso esse debate na esperança que a classe trabalhadora reconheça o momento de se tornar o agente realizador da revolução verdadeira na qual tenho certeza, mesmo por meios distintos, nós sonhamos.

    Um abraço e um feliz 2010 de lutas e vitórias a nós trabalhadores!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo01:17

    Poh cara tu deu uma cacetada brilhante no wilsinho que ele ficou até desnorteado hehehee
    O discurso dele ainda está na fase Heloisa Helena que só esculhambava o Lula e não tinha nada de programa de governo.

    O discurso de Wilson tem sido tipicamente tucanesco, somando aos 20% da povo que rejeita Lula.

    Auguro que nosso colega comunista não esteja contaminado pelo vírus da direita, cujos principais sintomas são usar métodos de direita para obter conquistas, e em caso de conflito,desagradar aos pequenos para não ficar mal com os grandes.

    Em 2010 Dilma lá!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Pierre Proudhon

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!