30/05/2010

Não haverá intervenção nacional no PT

Deu em O Globo

Distância do Maranhão

Ilimar Franco:

O PT nacional está sendo constrangido a não intervir no Maranhão. Não quer melindrar o PCdoB, que lançou a candidatura do deputado federal Flávio Dino ao governo. A governadora Roseana Sarney (PMDB) não se conforma.


Carlos Hermes - Ela terá que se conformar, é muito improvável uma intervenção nacional no PT maranhense, entenda porque:

A decisão teria que ser de 2/3 do diretório nacional, e a corrente CNB-Construíndo um novo Brasil-liderada no Maranhão pelo deputado Washington, não atingiria sozinha esse coro. Teria portanto que contar com os votos de outras correntes influentes como Movimento PT, Articulação de Esquerda e Mensagem ao Partido esta última é liderada pelo ex-ministro Tarso Genro, que por sua vez defende candidatura de Flávio Dino entre outras coisas, por ter fechado o apoio do PC do B gaúcho à sua candidatura ao governo do Rio Grande do Sul.

A articulação de esquerda é uma das maiores e mais consistentes forças dentro do PT nacional, com um programa de esquerda a AE é liderada por Valter Pomar, um jovem líder de uma tradicional família comunista, sendo filho de Wladimir Pomar e neto de Pedro Pomar que foi assassinado pelos órgãos repressivos do regime militar-fascista no episódio que ficou conhecido como “Massacre da Lapa”.

Valter Pomar mantem fortes vínculos com o Maranhão por meio de permanentes contatos com a corrente no Estado que é liderada pelo ex-prefeito de Imperatriz Jomar Fernandes e a ex-deputada federal Terezinha Fernandes.

2 comentários:

  1. Alexandre18:25

    Isso não tem cabimento. Não quer melindrar PCdoB, mas vai contra o partido do vice de Dilma? Há alguma incoerência aí ou só eu estou vendo? Eita, flavinistas! Vamos ver no que vai dar a invetigação do suborno e depois me digam quem é que tem que se conformar com a cambada comunista. (alexandre)

    ResponderExcluir
  2. O partido do vice já tem mais do que merece amigo. O acorco com o PMDB leve em conta todos os estados e não só o Maranhão.

    O PC do B apoio o PT em 26 estados e só tem candidato a governador em um. Será que seria demais a retribuição de uma história de companheirismo? Pra você, claro que não.

    Contudo, obrigado por participar.

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!