19/06/2016

ENTREVISTA: Presidenta do SINPROESEMMA reafirma compromisso com a pauta dos educadores

Desde o começo de junho, a professora Benedita Costa está à frente da presidência do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA). Docente da rede estadual desde 1986, a dirigente assume pela segunda vez o papel de representar o maior sindicato de servidores públicos do Maranhão.
Em entrevista, a professora destaca o compromisso de retomar a campanha salarial, com ênfase no reajuste de 11,36%. Além disso, a dirigente ressalta o papel dos educadores e educadoras nas eleições municipais e fala dos projetos que o SINPROESEMMA está desenvolvendo.
benedita to web
Sinproesemma on line: Como o Sindicato está trabalhando a Campanha Salarial 2016?
Benedita Costa: Nós sabemos que, todos os anos, tratamos da campanha. No final ano passado, nós entregamos a pauta deste ano ao governo do Estado. Fomos atendidos em algumas questões, como o pagamento da última parcela das progressões do acordo – uma grande conquista -, porém ainda temos as pendências nas gratificações de difícil acesso, de área de risco e de educação especial. São direitos conquistados no Estatuto do Magistério, mas que ainda não foram cumpridos.

Sinproesemma on line: Em relação ao reajuste, um dos principais itens da Campanha Salarial 2016, como andam as negociações com o governo do Estado?
Benedita Costa: Todos os itens da pauta interessam aos trabalhadores e trabalhadoras em educação, porém o que atinge em 100% a categoria é o reajuste. O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, visitou o sindicato, no final de maio, e colocou a proposta de que, até fins de junho, apresentaria uma alternativa. Depois que eu assumi, dando continuidade à luta, discutimos com a direção do SINPROESEMMA e encaminhamos um ofício ao governo, no qual cobramos, com urgência, uma posição sobre o que está sendo feito e qual é o conteúdo da proposta que será apresentada.
Sinproesemma on line: Com o encerramento dos contratos, houve queda na quantidade de professores nas escolas, mesmo após a nomeação dos aprovados do último concurso público. Como oSINPROESEMMA pode reverter o quadro?
Benedita Costa: Havia escolas com 19 contratados e, quando o contrato encerrou, a unidade praticamente fechou, porque não tinha professor efetivo. Nós, inclusive, recebemos ligações de vários educadores reclamando. Antes do encerramento dos contratos, deveria ser realizado um planejamento para suprir a carência dos contratados. Nós estamos cobrando também explicações sobre como estão as escolas em relação ao quadro docente.
Sinproesemma on line: Vários dirigentes do SINPROESEMMA pediram licença sindical para disputar as pré-candidaturas a vereador. Qual é a importância do mandato eletivo para a educação?
Benedita Costa: Dificilmente há vereadores comprometidos com a luta da educação e dos movimentos sociais. Por isso, precisamos eleger colegas que tenham compromisso com a categoria. Não é à toa que nós, trabalhadores em educação, estamos nos organizando e pedindo aos educadores a disposição dos seus nomes para a disputa dos cargos eletivos
Os municípios têm problemas com os Planos de Cargos, Carreiras e Vencimentos, e a maioria dos vereadores nem sabe o que isso significa. Quando chegamos ao legislativo para apresentar uma demanda, alguns vereadores têm até dificuldade de compreender. Então, é difícil ficar com o pires na mão, pedindo aos vereadores o reconhecimento de direitos, quando nós deveríamos ocupar esse espaço. Por isso, é preciso eleger educadores, não qualquer um, mas aqueles que têm compromisso com a classe.
Sinproesemma on line: Quais projetos estão em curso no SINPROESEMMA?
Benedita Costa: Temos várias atividades em andamento: o Passeio dos Aposentados, o Arraial da Educação 2016, no dia 25 de junho, e o curso de formação para dirigentes sindicais, com a participação de representantes nacionais da CTB, atualizando informações que nos auxiliem no enfrentamento das lutas.
Estamos também organizando o 5º Congresso dos Trabalhadores em Educação (Contema) e vamos reforçar as atividades de conscientização sobre as doenças sexualmente transmissíveis com o projeto EPT/Aids. Inclusive, apresentei a minha tese de mestrado, em Portugal, contando a experiência doSINPROESEMMA em relação a esse projeto de prevenção.
Sinproesemma on line: A senhora foi uma das grandes incentivadoras dos cursos de mestrado em parceira com instituições portuguesas. Qual é a importância para a categoria em participar dos cursos de qualificação?
Benedita Costa: À medida que o sindicato faz uma parceira para oferecer um mestrado, abre mais um XXX para a qualificação profissional dos educadores e educadoras, além de proporcionar o intercâmbio com outro país, onde conhecemos outras culturas.
Sinproesemma on line: Haverá mais turmas?
Benedita Costa: Sim. Estamos organizando uma nova turma em Imperatriz, em São Luís, e há demanda dos educadores de Barreirinhas para abrir uma turma na regional. Se professores de outros municípios manifestarem interesse, basta procurar o Sindicato para que possamos discutir.
Sinproesemma on line: O que a senhora espera enquanto estiver na direção do SINPROESEMMA?
Benedita Costa: Terei quatro meses à frente da direção do Sindicato como presidenta e pretendo fazer o melhor para nossa categoria. Vamos discutir bastante nesse período, e, além de dialogar com os professores da capital, vamos aos municípios conversar com a categoria para tentar resolver os problemas da rede pública.
A crise econômica e política que o país atravessa é um cenário difícil, mas não é por isso que vamos deixar de lutar pelos nossos direitos. Vamos exigir que o governo do Estado ofereça um posicionamento em relação ao nosso reajuste salarial, porque é um direito conquistado na Lei do Piso e reafirmado no Estatuto. Se não houver respostas, vamos adotar outras medidas para garantir a recomposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!