03/05/2016

Ministério da Agricultura realiza auditoria para avaliar adesão do Maranhão ao Sisbi

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está realizando uma auditoria orientativa na Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) a partir desta segunda-feira (2) até a sexta-feira (6). A ação tem como objetivo avaliar o Serviço de Inspeção Estadual a fim de inserir o Maranhão no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-Poa).

Ministério da Agricultura realiza auditoria para avaliar adesão do Maranhão ao Sisbi
Ao longo da semana, os auditores Antônio Auro da Silva e Bruno Ribeiro, representantes do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) do Mapa, devem analisar o trabalho de inspeção estadual, que certifica os produtos e subprodutos de origem animal que podem circular dentro do Maranhão.


“Para o estado, isso é de fundamental importância, porque, a partir do momento que nós aderirmos ao Sisbi, os produtores do Maranhão poderão comercializar seus produtos entre os estados. Isso é um grande avanço, que deve trazer desenvolvimento e mais riqueza aos maranhenses”, ressaltou o presidente da Aged, Sebastião Anchieta.

Além da auditoria orientativa, a equipe do Mapa também inspecionará duas propriedades no Maranhão. A indústria Laticínio Beatriz, produtora de queijo muçarela situada em Vila Nova dos Martírios, e a Vieira Indústria e Comércio de Laticínios, produtora de queijos, manteiga e iogurte em Imperatriz, foram recomendadas pelos fiscais estaduais para receber o registro Sisbi–Poa.

“Hoje, nós temos vinte estabelecimentos registrados no estado. Desses vinte, 17 são de laticínios. Então, temos uma expertise maior nessa área e esses estabelecimentos estão em condições de serem auditados”, explicou o coordenador de Inspeção Animal da Aged, Hugo Napoleão.


Pequenos produtores

O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, cujo objetivo é padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, é uma ferramenta do Governo Federal para permitir a inserção no mercado formal de produtos que ainda necessitam de regulamentação específica. Como consequência, pequenos produtores que teriam dificuldades em cumprir as exigências técnicas e burocráticas do Sistema de Inspeção Federal (SIF) passam a ser beneficiados.

O Maranhão já pleiteava a adesão ao sistema desde 2012. No entanto, só em abril deste ano, após reunião com a ministra Kátia Abreu, a auditoria orientativa da Aged foi agendada. “Com essa auditoria, a gente vai saber dos pontos em que estamos fracos e temos que melhorar para chegar à equivalência do Ministério da Agricultura”, informou Hugo Napoleão.

Fonte: Aged   
Texto: Seane Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!