A ação conjunta de fiscalização foi
um convite do vereador Carlos Hermes para dar maior visibilidade ao trabalho
que o Procon municipal vem realizando em prol do cumprimento da “Lei da Fila dos
Bancos”
“Às vezes é
rápido, mas na maioria das vezes demora muito, já passei um monte de tardes e
manhãs inteiras esperando para ser atendida. É muito ruim porque muitas vezes a
gente tem várias coisas pra fazer em casa, tem que estudar ou outra coisa pra
fazer e não consegue porque fica empatada aqui”. Esse é o relato de Jaqueline
Alves da Silva, estudante do 4º período de Enfermagem, que esperou mais de 40
minutos para ser atendida no Bradesco. O caso dela é só mais um dos milhares
que acontecem nas agências bancárias em Imperatriz.
Para que as
longas esperas não aconteçam mais, as agências da cidade estão sendo
vistoriadas para fazer valer a “Lei da Fila dos Bancos”, Lei Municipal n.1.556/2014.
Na tarde de quarta-feira (04) foi a vez do Bradesco (Entroncamento) e do Itaú
(Centro) serem fiscalizados. Na ocasião, os fiscais da Agência de Proteção e
Defesa do consumidor (Procon) confirmaram o atraso de mais de 40 minutos para o
atendimento de Jaqueline e no ato já fizeram a junção de provas.
O que diz a lei
A lei tem como
objetivo garantir que os bancos ofereçam um atendimento eficiente e humanizado.
Ela determina
que em dias normais o tempo de espera do usuário deva ser de no máximo
de 30 minutos e que em vésperas de feriados, dia após feriado e nos 5 primeiros
dias úteis de cada mês a espera seja de no máximo 40 minutos. Determina também
que as instituições devem emitir bilhete de senha impresso mecanicamente
identificando o horário de recebimento, a instituição bancária e a agência.
A ação conjunta de fiscalização foi um convite
do vereador Prof. Carlos Hermes (PCdoB) e contou com a participação dos
vereadores Roma e Aurélio representando a Câmara Municipal; da coordenadora do
Procon de Imperatriz - Tereza Perpétuo; do Promotor de Defesa do
Consumidor - Sandro Bíscaro e do diretor
da regional do Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA) - Luís Maia.
Para o
vereador Prof. Carlos Hermes, que é um dos coautores da “Lei da Fila dos
Bancos”, a ação em conjunto deu maior reconhecimento ao trabalho do Procon e
também visibilidade para o conhecimento da lei: “Apesar do Procon já vir
fazendo a fiscalização, agora conseguimos dar um impacto maior nessas agências
bancárias com essa presença conjunta dos órgãos e das instituições. Isso possibilita
que o cidadão conheça a lei que está em vigor na cidade, conheça os
procedimentos de denúncia e com essa ação de cidadania faça valer o direto
dele”.
Operação Paciência
Desde janeiro
de 2015 o Procon vem realizando a Operação Paciência que monitora as agências
bancárias do Maranhão. A coordenadora do Procon de Imperatriz - Tereza Perpétuo,
esclarece que a fiscalização é feita semanalmente e que tem surtido efeito:
“Temos verificado melhorias, mas precisa melhorar bastante ainda. Quando vamos nas
agências bancárias a gente orienta o consumidor e pede para que ele vá ao
Procon e faça sua reclamação e isso tem surtido efeito, pois muitos
consumidores vão fazer reclamação e isso é importante”. A coordenadora
esclarece que nas vistorias dos bancos é averiguado se houve melhoria ou não,
quando não há melhoria e agência continua infringindo a lei, o Procon lavra o
auto de infração.
A fiscalização
não se restringe somente às filas, mas ao conjunto que envolve o atendimento
por completo. São verificadas a estrutura dos locais de atendimentos e disponibilização
de assentos, bebedouros e banheiros para uso dos clientes. De acordo com a lei,
deixar de reservar o mínimo de 15 assentos ao atendimento de idosos, gestantes,
portadores de deficiência física e pessoas com crianças de colo, através de
senhas numéricas preferenciais também é uma violação ao direito do consumidor e
está previsto no Art.2º da Lei Municipal n.1.556/2014. O não cumprimento da lei
sujeita as agências infratoras a multas e até a suspensão da licença de
funcionamento.
Como fazer a denúncia
Para fazer a
denúncia o usuário deve ir ao Procon e levar seus documentos pessoais junto com
a senha de atendimento que recebe ao chegar no banco. A senha deve estar
autenticada com o horário de atendimento na boca do caixa, o usuário deve pedir
para o funcionário do banco autenticar. O Procon de Imperatriz fica no Viva
Cidadão, localizado na Rua Godofredo Viana, nº 757 – Centro, fone: 3525-9169.
O consumidor também
pode formalizar sua reclamação, a qualquer hora do dia ou da noite, pelo celular
por meio do aplicativo PROCON-MA, que pode ser baixado gratuitamente para
Android e IOS.
Veja mais fotos e curta a fanpage em www.fb.com/vereadorprof.CarlosHermes
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