26/01/2016

Sinproesemma e Estado dão continuidade à negociação da campanha salarial 2016

Acontece amanhã (27), a segunda reunião de negociação sobre a campanha salarial 2016. Na oportunidade o governo dará a resposta sobre o cumprimento do reajuste de 11,36% para o piso nacional do magistério, que tem como base a lei nº 11.738/2008 (Lei do Piso). O vereador Prof. Carlos Hermes, que é o segundo vice-presidente estadual do Sinproesemma e o professor André Santos, coord. do Núcleo do Sinproesemma de Imperatriz e Região Tocantina, participaram da primeira reunião que aconteceu dia 21/01 e amanhã também estarão presentes na segunda reunião com o governo.

Veja a seguir o que aconteceu na última reunião...

Em reunião realizada na manhã da última quinta-feira (21), no Palácio Henrique de La Rocque, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) e o governo do Estado deram início aos debates sobre a pauta da campanha salarial dos educadores para este ano, que inclui a reivindicação do reajuste de 11,36%, estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC) para o piso nacional do magistério.

A discussão inicial da pauta, composta por 25 itens, ocorreu na Secretaria de Estado de Assuntos Políticos e Federativos (Seap), com a participação do titular da pasta, secretário Márcio Jerry; da secretária de Estado de Educação, Áurea Praseres; e de representantes das secretarias de Estado de Planejamento (Seplan) e Gestão (Segep).

Também participaram da reunião, o segundo vice-presidente do Sinproesemma, Carlos Hermes; a secretária geral do sindicato, Janice Nery; os secretários Raimundo Oliveira (Administração e Patrimônio), Carlos Mafra (Funcionários da Educação), Euges Lima (Cultura), Hilde Pinheiro (Mulher Trabalhadora) e o coordenador da regional de Imperatriz, André Santos.

O secretário Márcio Jerry reafirmou o projeto do governo de priorizar a educação no Maranhão, como meio de mudar a realidade do estado, e listou os avanços como o programa Escola Digna e o concurso público para professores, mas ressaltou as dificuldades econômicas enfrentadas pelo Executivo diante da crise nacional.

As reivindicações dos educadores serão avaliadas pelo governo e as discussões prosseguem amanhã (27), priorizando os itens que têm impactos econômicos para o governo, como o reajuste do piso, as progressões, as gratificações, entre outros.

O presidente do Sinproesemma, Julio Pinheiro, explicou para a equipe de governo que há muita ansiedade dos educadores em relação ao cumprimento da pauta, principalmente quanto ao pagamento do reajuste salarial, da última parcela das progressões, assim como das diversas gratificações previstas no Estatuto do Educador.

“Sabemos das dificuldades, mas é preciso priorizar a educação para promover o desenvolvimento do Maranhão. É importante que o governo do Estado dê continuidade ao ciclo positivo de atendimento das demandas da educação, como ocorreu em 2015”, avalia Julio.

Fonte: sinproesemma.org.br/

Um comentário:

  1. é isso ai Carlos Hermes,nos acreditamos e confiamos no Sindicato.

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!