02/10/2015

Conferência Municipal discute políticas públicas para Juventude



A III Conferência Municipal de Juventude discutiu políticas públicas para os jovens. O evento ocorreu, na última quarta-feira (30), no auditório da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Estavam presentes na conferência  representantes de vários segmentos juvenis da cidade, a subsecretária estadual da Juventude, Paula Falbo, e o vereador professor Carlos Hermes (PCdoB). 



O debate sobre a  juventude foi norteado por alguns eixos. Entre eles: educação, cultura, segurança e mobilidade. O vereador professor Carlos Hermes ressaltou que é necessário incentivar o protagonismo juvenil em diversos espaços da sociedade. “O jovem precisa ser visto não como problema, mas, como peça fundamental e agente transformador. Por isso, é preciso garantir as políticas públicas e tornar o jovem protagonista da sua própria historia”.  

Hermes lembrou ainda a militância dele na Pastoral da Juventude e nos movimentos estudantis. “Elas foram importantes para o meu processo de formação política e para o exercício da minha cidadania. De lá para cá, tivemos algumas conquistas. Porém, ainda é preciso avançar muito mais quando se trata de juventude, principalmente, no cenário local. Temos uma secretaria que tem deixado a desejar muito em ações para os jovens”.


A subsecretária de Juventude do Estado, Paula Falbo, lamentou não ter registros das conferências passadas. “Não temos retrato das discussões passadas, porque não temos documentos para isso. Não sabemos quais ações foram propostas para direcionar o nosso trabalho. É a partir dessa conferência que vamos traçar nossas ações e realizar nosso planejamento de atividades. Esse é o ano de ajustes e de um maior comprometimento com a juventude, com o governo Flávio Dino”.

Ao final da conferência, foram apresentadas as propostas elaboradas pelos grupos de discussões, divididos conforme cada eixo da conferencia. Além disso, foram escolhidos os delegados que representação a juventude local e apresentarão as proposta discutidas, na Conferência Estadual de Juventude que será realizada em novembro, na cidade de São Luís.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!