30/07/2015

Escola do Ensino Médio será construída na região do Parque Alvorada



Com objetivo de facilitar o acesso de estudantes da Vilinha, Parque Alvorada I e Parque Alvorada II à educação, a comunidade juntamente com o vereador professor Carlos Hermes do PCdoB há tempo lutava pela a implantação do Ensino Médio naquela região. A resposta para essa luta veio com anúncio do deputado Marco Aurélio sobre a viabilização de recursos para a construção da unidade escolar. Nessa quinta-feira (30), lideranças políticas e comunitárias visitaram o local onde será construída a escola. 




Para o vereador Carlos Hermes, ações conjuntas foram importantes para que o Ensino Médio fosse implantado naquela comunidade. “Essa luta é desde 2010 e de lá para cá nós fizemos várias mobilizações com os moradores, inclusive, um abaixo-assinado solicitando essa implantação, porém, não havíamos tido uma reposta. Mas, agora tivemos essa conquista, porque temos representantes que priorizam o povo, a exemplo do Marcos Aurélio e do governador Flávio Dino”. 


O vereador enfatizou ainda que, atualmente, os estudantes da Vilinha e região precisam se deslocar a outros bairros para assistirem aula, fator que contribui com a evasão escolar, segundo ele.  “Enquanto professor, eu conheço a realidade de quem precisa estudar longe da sua residência. São várias as dificuldades que desestimulam: gasto financeiro, a longa espera por um ônibus, pedalar após um longo dia de trabalho, dentre outras coisas. Com isso, perde-se o interesse e consequentemente alguns deixam a sala de aula. Mas essa realidade vai mudar com as aulas no bairro”. 

A escola do Ensino Médio será construída em uma área de oito mil metros, no Parque Alvorada, e terá 12 salas de aulas para atender a demanda daquela região.  Segundo o deputado Marco Aurélio, ainda este ano as obras devem iniciar. “Temos a educação como uma das nossas prioridades, e o governador Flávio Dino já autorizou a construção dessa escola. Também já conversei com a secretária Áurea Prazeres e vamos para o processo de licitação. Com isso, acreditamos que ainda neste segundo comecem os trabalhos, que vão beneficiar toda essa comunidade, com um escola dentro do padrão exigido pelo Ministério da Educação”. 

Em Imperatriz, atualmente, são 18 escola de Ensino Médio, mas, infelizmente, nenhuma delas no Parque Alvorada ou na Vilinha.  “Hoje eles precisam se descolar ao Nascimento de Morais, Mourão Rangel, Edison Lobão, Estado de Goiás, entre outros. Então, essa escola só trará benefícios à população, porque entendemos que o nosso maior investimento é a educação. Construir mais escolas é dar mais oportunidades e proporcionar uma sociedade mais igualitária”, explicou a gestora regional de educação, Rosyjane Paula.

Doação – A área da escola é uma doação da prefeitura ao governo do estado e  de acordo com o secretário municipal de regularização fundiária, Daniel Souza, em agosto o projeto de lei que viabiliza essa  doação será encaminhado à Câmara Municipal de Vereadores. “Já publicamos a portaria de doação do terreno no jornal e no máximo até a segunda quinzena do próximo mês o projeto estará na Câmara, para votação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!