06/05/2015

SINPROESEMMA COMEMORA 1º DE MAIO NA AABB

     O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Maranhão (SINPROESEMMA) em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Imperatriz (STEEI) realizaram a comemoração do dia do trabalhador, 1º de maio, em Imperatriz. O evento ocorreu na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e foi marcado com um dia de atividades esportivas, música ao vivo e uma deliciosa feijoada.


      As mulheres tiveram o acompanhamento de uma educadora física para executarem exercícios de aeróbica, já os homens ficaram com o tradicional futebol de campo. Para os mais tímidos, o sindicato preparou uma tarde de confraternização ao som do vocalista Negrini. No torneio de futebol o SINPROESEMMA ganhou do Madalena de Canossa com o placar favorável de 6 X 3, mas o título de campeão foi conquistado por pênaltis, mas infelizmente o  sindicato perdeu de 5 X 3 para o time adversário.

     A secretária de formação sindical Luciene Lucena, foi uma das trabalhadoras da educação que não se conteve em ficar apenas como espectadora, ela, juntamente com outras professoras aposentaram por um instante as cadeiras, e se colocaram a disposição do ritmo frenético da ginástica. Para ela a data é justamente um momento para ser comemorado. “Nós lutamos muito para termos nossos direitos garantidos e hoje é um dia em que temos que comemorar esses direitos e a manutenção deles. Aproveitar o dia, também, para relaxar, se divertir um pouco e ganhar energia para enfrentar todas as dificuldades que o trabalhador enfrenta”, finaliza a professora.


     E para quem pensa que a data se resume apenas a simbologia de lutas, o professor Natalício Sena até concorda, mas faz questão em explicar que, o “1º de maio é o significado da nossa luta diária. Às vezes têm horas que são sufocantes, de desgaste físico, e nada melhor do que uma atividade de lazer para apagar esses momentos desgastantes das nossas vidas. O bom é então utilizarmos esse lazer para resgatar essas vitórias”.


     Para o secretário geral do SINPROESEMMA Carlos Hermes, o sindicato “está seguindo a nossa compreensão do que é o 1º de maio. A data é importante para a nossa reflexão acerca da nossa condição de trabalhador e da relação patronal com o estado e, sobretudo uma relação com a sociedade. É um momento de avanço de direitos, de lutas, de conquistas muito grande para a classe trabalhadora, mas nós compreendemos que ainda na relação de capital e trabalho e a relação trabalhador e estado, nós temos que avançar muito mais. Nós vamos refletir e também comemorar a integração, a fraternidade e a existência das amizades entre nós. O sindicato hoje propicia à categoria uma oportunidade de lazer com uma prática de esportes, feijoada, e isso aqui faz parte da nossa luta”, explica o sindicalista.



     O coordenador regional do SINPROESEMMA, André Santos, faz uma análise da data, 1º de maio, que marca a classe trabalhadora. “No dia 30 de abril nós fizemos o ato público unificado com os outros sindicatos, que foi a parte política de nós discutirmos a situação do trabalhador da educação e discutir também a nossa pauta de reivindicações. Hoje é um dia mais festivo, em que nós vamos reunir os educadores e os trabalhadores da educação para um dia de lazer e confraternização. Porque nós temos também que olharmos para esse lado do trabalhador, que é esse lado dessas relações e do entretenimento que é fundamental”, esclarece o coordenador.

ASCOM SINPROESEMMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!