05/05/2014

Diálogos discute qualificação de mão de obra para trabalhar em grandes projetos

O movimento Diálogos pelo Maranhão percorreu neste sábado (3) mais cidades do oeste maranhense. Nos municípios visitados, o pedido por melhorias na infraestrutura das estradas, incentivo à produção de açaí, à pesca e qualificação de mão de obra. O coordenador do Movimento, Flávio Dino (PCdoB), ao lado de Roberto Rocha (PSB),  falou da importância da instalação de grandes projetos no estado, mas que tragam benefícios, emprego e renda para a população maranhense.
"Grandes projetos são importantes, mas se o Governo do Estado preparar a mão de obra local para ser utilizada e trazer desenvolvimento para o Maranhão. As riquezas do nosso estado, como dezenas de quilos de ouro que saem de Godofredo Viana, vão para outro país e as condições de vida da população não evoluem na mesma proporção. O pescado e o açaí também são muito fortes na região, mas sem o incentivo necessário não retornam como qualidade de vida para o povo", avaliou Flávio Dino.
A questão refletida por Dino foi ressaltada na fala de lideranças políticas e comunidade. A vice-prefeita da cidade, Karine Andrade (PTB), destacou que por falta de mão de obra qualificada na região, os melhores empregos são para pessoas de fora do município.
"Hoje não temos obras do Governo em benefício da população. O município vem sendo explorado por uma mineradora canadense e toda a riqueza sai do país, o pescado vai para fora do nosso estado, não vemos investimentos do Governo do Estado para que a receita seja gerada aqui mesmo. Temos em Flávio Dino a esperança de um tempo melhor, de uma vida melhor para o povo", disse.
Para Ananias Borges, 42 anos, que trabalha como autônomo, ressaltou que a produção de riquezas no Maranhão deve se reverter em benefício para a população, com geração de emprego. "São quase quatro toneladas de ouro anualmente. Nossa riqueza é retirada do município. Por não quer mão de obra capacitada, o emprego para os moradores é de peão", apontou. A mineradora fica localizada a 20km da sede do município.
Liderança do município, Hélio Veras, destacou o apoio de Flávio Dino quando presidente da Embratur ao turismo no município. "Uma equipe da instituição veio aqui na região e já recebemos um evento fruto dessa divulgação", lembrou.
LUÍS DOMINGUES

Em Luís Domingues, a vereadora Sara Sanches (PTN) elogiou a presença do Diálogos pelo Maranhão em um encontro com o povo. No município, as principais questões referem-se a educação, saúde, educação e infraestrutura.
Ademir Vieira, também vereador, falou em nome dos produtores rurais pela necessidade de estradas na região. "O que falta é apoio do Governo. A fonte de renda do nosso município é o açaí e por isso precisamos desse apoio para que tenhamos uma produção de qualidade. Percorremos todos os dias a estrada e vemos a dificuldade da nossa população", afirmou.
O pré-candidato a senador Roberto Rocha falou da necessidade da oferta de recursos básicos de vida aos moradores de Luís Domingues. "Estamos dialogando com as cidades. Em Luís Domingues não tem o básico, estamos falando de água tratada, infraestrutura. Nós olhamos a condição da estrada. Esse é o momento de escolher um governo que trabalhe para quem mais precisa", defendeu.
Adiel Ramos Mendes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Luís Domingues, apresentou as prioridades a Flávio Dino. Mais uma vez o pedido foi para investimento à assistência técnica e melhoria na infraestrutura para escoar a produção. No local, destaca o cultivo de açaí, mandioca e milho, estimando uma população de quase três mil produtores rurais.

Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!