08/04/2014

CTB/MA realiza Seminário de Saúde do Trabalhador

Seminário da saúde do trabalhador -- 0002
O seminário contou com a presença de dirigentes sindicais filiados à CTB, no Maranhão, e enfermeiros e médicos do Trabalho do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), que ministraram palestras sobre temas como a política nacional da saúde do trabalho, o controle social e os reflexos desenvolvimento na saúde do trabalhador.

Uma das proposições aprovadas no encontro foi a necessidade dos sindicatos elaborarem pesquisas para verificar como anda a saúde dos trabalhadores tanto do serviço público quanto do privado. O estudo tem o objetivo de reunir dados concretos sobre as notificações de casos que envolvem doenças e acidentes no ambiente de trabalho.
Seminário da saúde do trabalhador -- 0003
Segundo a secretária de Formação do CTB/MA e vice-presidente do SINPROESEMMA, Benedita Costa, o estresse e a tecnologia têm sido os principais problemas que estão prejudicando os trabalhadores. “Milhares de trabalhadores estão sendo mutilados e ficando adoecidos em função do capitalismo que está aí. Precisamos reunir essas informações para temos um dado concreto dos casos“, enfatiza.
Após os debates, ficou acordado ainda que os sindicatos deverão discutir, internamente e com a categoria, a construção de propostas para as conferências. Essas sugestões serão debatidas pela CTB/MA e caso aprovadas vão compor o rol de teses a serem defendidas nas conferências que serão realizadas, em maio, nas cidades de São Luís, Caxias e Imperatriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!