26/09/2013

Imperatriz permanece com gestão fiscal sofrível, afere Firjan


Frederico Luiz

O prefeito Madeira de Imperatriz- MA quer R$100 milhões de empréstimo e pediu autorização à Câmara. Mas, segundo os números da Firjan divulgados na semana passada, referentes ao ano fiscal de 2011a administração tucana é perdulária e gasta mal os recursos financeiros.




Eleito em 2008 e reeleito em 2012, Madeira herdou do ex-prefeito Ildon Marques (Sem Partido) o índice Firjan de 0,53. O sinal estava amarelo. Em 2011, de acordo com os números divulgados semana passada, o sinal continua vermelho. Foi sempre assim a partir de 2009 quando ele tomou posse. O índice da segunda maior cidade do Maranhão passou para sofríveis 0,35 e ocupa a 158ª posição no estado e a 4466ª no País.



Nunca é demais lembrar que o Maranhão tem 217 municípios e o Brasil, 5.554. A vizinha Açailândia (70km de Imperatriz), administrada de 2004 até 2012 por outro tucano, Ildemar Gonçalves, entregou para Gleide Santos, sua adversária política, uma cidade com gestão fiscal bem melhor, conforme quadro acima.

O governo federal da coalizão de centro-esquerda tão criticado pelo tucano Madeira, ao longo dos últimos 12 anos liquidou com a dívida externa e está diminuindo a interna. Ainda assim, acumula reservas consideráveis. Em 2011, Imperatriz apresentou 0,00 no quesito liquidez. Literalmente, nu com a mão no bolso!

Direto da Aldeia informa:
Consulte o índice de seu município (IFGF)
Baixe a versão completa e outros arquivos

Ainda de acordo com a Firjan, o único quesito que Imperatriz melhorou na gestão fiscal foi o custo da dívida. Neste caso, foi beneficiada com a redução da taxa Selic que balizam a maioria dos encargos financeiros.

Eleito pela oposição à governadora Roseana Sarney, Madeira trocou de lado e agora anda de braços dados com o candidato oficial, Luís Fernando.

Direto da Aldeia publicou:
2012 - No Maranhão: Castelo e Madeira pioram gestão fiscal
2010 - Quinze melhores cidades do MA para se viver, segundo a Firjan

O governo do Maranhão escandalizou o País, recentemente, ao solicitar e conseguir empréstimo bilionário para aplicar na cobertura de outros ‘papagaios’ feitos pela governadora Roseana Sarney que no próximo ano completa 14 anos a frente do governo estadual, dos últimos 20 anos.

Pelo jeito, Roseana Sarney tem em Madeira um ótimo aluno.


No Maranhão, a cidade com gestão fiscal melhor conceituada é a pequena Bacabeira, criado na década de 1990 ele ostenta o primeiro lugar no estado e a vigésima posição no País.

O leitor pode ser levado, apenas, por estes números, a raciocinar que municípios novos e com baixa população levam vantagens sobre os mais antigos e populosos. Ledo engano, tudo depende mesmo da gestão.

São Paulo, por exemplo, tem índice 0,77 e sinal verde com conceito B e quase perto do A. No quesito liquidez, tudo azul por lá com invejáveis 0,91. Veja gráfico abaixo.


Poá-SP tem, atualmente, a melhor gestão fiscal do País. Clique aqui e confira os números desta cidade. Em 2006, ela estava apenas com conceito B. Porém, conseguiu excelente evolução ao longos das duas últimas gestões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!