23/08/2013

O mundo perde Padre Victor Asselin.

Lamentável a morte do Padre Victor Asselin, figura marcante na resistência dos povos, na construção intelectual da luta popular e símbolo de uma perspectiva Cristã mais próxima da essência do cristianismo. Segue matéria retirado do blog de Robert Lobato.
Morreu nesta sexta-feira (23) o padre e advogado Victor Asselin. De origem Canadense, Asselin viveu no Maranhão há mais de quatro décadas trabalhado junto aos TRABALHADORES ruarais maranhenses. Foi um dos fundadores da Comissão Pastoral da Terra (CPT) no Brasil. Foi também o seu vice-presidente nacional e primeiro a presidir a Comissão no Maranhão. Em 1982, lançou pela editora Vozes o livro Grilagem, Corrupção e Violência em Terra do Carajás, a partir da daí foi ameaça, processado e um plano para arquiteta sua morte foi montado na época, mesmo diante de ameaças seguiu com tranquilidade até relançar após quase três décadas o mesmo livro em 2009 pela editora Editora Ética. A obra é única no que diz respeito ao mapeamento da grilagem de terra no Brasil.
Para o Padre Victor, era necessário “repudiar os abusos cometidos contra os povos da terra e visualizar uma ação política enérgica contra o latifúndio e contra a grilagem”. Com certeza deixará muito saudade, mas a sua luta, suas causas e ensinamentos permanecerão vivos para confortar os nosso corações. (com informações do blog São Mateus em Off).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!