11/08/2013

Concurso 2013 para professor do Maranhão é anunciado pela Seduc-MA com edital para outubro.

Governo reafirma o cumprimento do acordo com os educadores

DSCN1351ed
As titulações, promoções, recomposição salarial e gratificações deverão ser pagas aos educadores nos salários de agosto, como prevê o acordo entre o governo do Estado e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), já homologado pela Justiça.  Técnicos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) reuniram com diretores do sindicato, na manhã desta quarta-feira, 7, na sede da entidade, e reafirmaram o compromisso assumido pelo governo, após a greve da categoria, realizada este ano.


Participaram do encontro o secretário de Patrimônio do Sinproesemma, Raimundo Oliveira; o secretário de Formação Williandickson Garcia; o secretário de Funcionários, Carlos Mafra; e as adjuntas de Aposentados, Dalvanira Gomes e Edna Castro.

Com relação às promoções e titulações, os técnicos da Seduc afirmaram que uma equipe está trabalhando na avaliação dos processos e que os pedidos com documentação completa já foram deferidos para pagamento, porém há solicitações que faltam certificados, documentos fundamentais para a concessão dos direitos.
DSCN1349ed“A progressão não precisa de documentos. Porém, a titulação e a promoção só podem ser concedidas mediante a apresentação de comprovantes. Por isso, vamos convocar os servidores com documentação incompleta para que regularizem a situação”, afirma a superintendente de Administração de Recursos Humanos da Seduc, Brunna Borsoi.
De acordo com o diretor de Formação do Sinproesemma, Williandickson Garcia, é necessário que o acordo feito entre o Sinproesemma e o governo, resultado das últimas greves na rede estadual de educação, seja consagrado neste mês. “Esperamos que o governo do Estado cumpra com o acordo homologado na Justiça e promova a valorização dos profissionais que são responsáveis por formar cidadãos”, ressalta.
A recomposição salarial dos servidores, com percentuais de 7,97% a 4%, também está confirmada para este mês e deve ser paga retroativamente a janeiro deste ano, como está assegurado no acordo.
Gratificação
Além das titulações e promoções nos salários de agosto, a Seduc também confirmou o pagamento da gratificação de estímulo profissional de 30% aos funcionários de escola que realizaram o curso de qualificação profissional Pró-funcionário. A gratificação é outra grande vitória dos trabalhadores da educação, conquistada após a greve deste ano. Pelo acordo com o governo, o pagamento será retroativo ao mês passado.
Os técnicos do governo informaram que foi realizado o mapeamento dos servidores na rede estadual de educação que apresentaram o diploma de conclusão do curso.
Atraso
Os diretores do Sinproesemma aproveitaram a presença dos representantes do governo para cobrar, mais uma vez, o pagamento dos professores que fazem dobra de carga horária – Condição Especial de Trabalho (CET), que está sempre em atraso.  Os técnicos da Seduc informaram que há previsão de regularizar o pagamento no próximo dia 10.
DSCN1350ed
Concurso Público
Diante da falta de profissionais na rede estadual de ensino e da iminência de aposentadoria de cerca de oito mil professores, o Sinproesemma mantém a cobrança por concurso público imediato. Quanto a isso, a Seduc confirmou a realização do certame ainda este ano e informou que já está fazendo o levantamento da necessidade da rede para definir o número de vagas que serão ofertadas no concurso, cujo edital, segundo o governo, deverá ser publicado em outubro.

5 comentários:

  1. Estou há muito tempo aguardando esse concurso. Espero que realmente saia. Galera se una olhada no meu blog:O Saber Geográfico.

    ResponderExcluir
  2. vanda antunes silva20:47

    prestei concurso em 2009,fui aprovada e tive a infelicidade de nao ser chamda.optei em trabalhar no interior por necessidade de ter um emprego pois sou mae solteira de uma filha com 7 anos de idade e cuido tambem da minha mae que e uma idosa de 82 anos.ela sofre de pressao alta e foi operada por devido a uma queda que sofreu no joelho direito e anda com muita dificuldade.vivo preocupada por ter que leva-la para fazer tratamento em sao luis minha terra natal. fui aprovada na area de lingua portuguesa -ensino fundamental 5ºa 8ºserie.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo14:18

    Quando saí o edital ?

    ResponderExcluir
  4. Anônimo06:44

    esse concurso ainda poerá ser esse ano?

    ResponderExcluir
  5. Anônimo12:34

    será que esse concurso ainda sai? o edital era pra outubro já estamos em dezembro e nada

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!