13/06/2013

Socorrão e o problema do atendimento regional.


Usei a Tribuna da Câmara Municipal na última terça-feira para falar da situação caótica em que se encontra o Hospital Municipal, o Socorrão, de Imperatriz. Falei do que vi pessoalmente no mesmo dia antes de ir para a sessão, problemas reais que constatei como corredores lotados de gente aguardando atendimento com enfermidades de toda sorte; uma das salas de observação com janelas abertas por conta de um ar-condicionado com defeito; uma senhora que desesperada clamava pelos corredores por uma cirurgia que por duas vezes havia sido adiada  por falta de anestesista,dizia estar com um mioma no útero, e tantas outras situações tristes, desumanas que diariamente permeiam o cotidiano daquele hospital. Vejo e valorizo o esforço dos trabalhadores da Saúde que sofrem com a sobrecarga de serviços e as difíceis condições de trabalho.

Reconheço que essa situação é em todo o país, que o problema é da própria estrutura do SUS e da irresponsabilidade de quem administra seus recursos nos municípios, mas questiono porque Imperatriz que recebe recursos da União apenas com base no seu quantitativo populacional, tem que atender a toda região sem receber nenhuma contrapartida dos municípios atendidos. E porque o prefeito de Imperatriz aceita isso com tanta passividade sem nenhum esboço de reação junto ao governo federal e a estes municípios.

Questiono também a administração dos recursos recebidos por Imperatriz. Será que estão sendo bem administrados e a única realidade possível é esta que estamos vivendo!?

Não consigo admitir o conformismo, a ideia de que  "é assim mesmo". Lamentavelmente, no dia seguinte nenhuma vírgula do que reclamei na Tribuna saiu em qualquer dos jornais de Imperatriz, estes preferiram falar de temas cuja maior importância para a vida da cidade é questionável. Por isso esse desabafo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!