15/06/2013

Flávio Dino participa de Fórum de Segurança

Em nome da promoção da cultura de paz nos municípios do Maranhão, a prefeitura de Caxias buscou unir esforços entre entes municipais, estadual e federal a partir do 1º Fórum Intermunicipal de Segurança Pública, que aconteceu nesta quinta (13). Com a participação de representantes das cidades da Região dos Cocais, da secretária nacional de Segurança Pública, a prefeitura de Caxias inaugurou o primeiro Gabinete Integrado de Segurança Integrada.

“Tenho certeza que esse gabinete promoverá um alastramento da cultura de paz em Caxias, que naturalmente servirá de exemplo a outros municípios do estado”, disse o presidente da Embratur, Flávio Dino, que compartilhou durante o evento as experiências do governo federal na promoção de segurança pública durante os grandes eventos que trazem turistas internacionais para o Brasil, a exemplo da Copa das Confederações que começa no fim de semana.

“Teremos um grande desafio que começará na Copa das Confederações, com investimentos de R$ 2 bilhões, dos quais R$ 700 milhões foram destinados para as forças armadas. A segurança garantirá o sucesso da imagem do país no exterior. Temos a expectativa de que realizando esses eventos com êxito, possamos multiplicar esses investimentos”, esclareceu Flávio Dino.

Primeira cidade do interior do Maranhão a instalar um Gabinete de Segurança Integrada, Caxias recebeu a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, que elogiou a iniciativa do município e confirmou a importância da articulação e integração entre as instituições para diminuir os índices de criminalidade e violência.

“Temos que ter política de Segurança Pública acima de políticas partidárias, essa iniciativa demonstra a intenção do município em se organizar para melhorar os índices de segurança que existem hoje na região, e o governo federal dará a contrapartida”, garantiu a secretária. Ela informou que Caxias pode dar início a parcerias com o governo federal para incentivar políticas
de segurança pública na cidade.

O evento que aconteceu no auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão (Facema) selou a implantação do Gabinete Integrado de Segurança e a necessidade do diálogo entre as instituições para garantir a diminuição da criminalidade e violência na Região dos Cocais.

“Esse gabinete surgiu da necessidade de sinergia entre as instituições para garantir a construção de uma cidade mais segura.”, avaliou o prefeito Léo Coutinho (PSB).
O evento organizado pela prefeitura de Caxias que reuniu lideranças políticas de mais de 30 cidades maranhenses, contou com a participação do presidente da Embratur, Flávio Dino; da secretária nacional de segurança pública, Regina Miki; do deputado federal Simplício Araújo; e de especialistas em Segurança Pública que discutiram ações de promoção à cultura de paz.

Reunindo Conselhos Tutelares, Polícias Militar, Civil, Federal e Guarda Municipal, Poder Judiciário, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil, o Gabinete Integrado de Segurança permitirá diálogo e ações permanentes entre as instituições que, juntas, pensarão em ações que garantam a inibição da violência.

Léo Coutinho lembrou das dificuldades para a concretização dessa iniciativa e agradeceu o apoio do presidente da Embratur, Flávio Dino. “Há dois meses procurei o secretário Aluísio Mendes e mostrei os nossos projetos. Fomos recebidos com total descaso e indiferença. Ao recorrermos ao governo federal conseguimos apoio, através do presidente da Embratur, Flávio Dino, que intermediou a vinda da secretária Regina Mikki para esse evento”, desabafou o prefeito.

Convidado para falar sobre os investimentos em Segurança Pública destinados aos eventos internacionais que acontecerão no Brasil, Flávio Dino lembrou que eventos como esse devem servir de exemplo a outros municípios do Maranhão.

O deputado Simplício Araújo (PPS), também presente, avaliou como positiva e fundamental a iniciativa da Prefeitura de Caxias. “Temos que levar essa discussão pelas demais cidades do maranhão. Esse entrosamento instituído tem tudo para dar certo, portanto, parabenizo a cada um dos membros do comitê”, afirmou o deputado.

A deputada estadual Cleide Coutinho (PSB) também elogiou a organização do evento e a implantação do Gabinete de Segurança Integrada.

“Somente neste ano já tivemos 14 casos de estupro na cidade de Caxias, reflexo da ausência de uma política pública que previna casos como esses. Esse debate sobre segurança aqui em Caxias demonstra que não vamos nos conformar com a realidade da segurança que está posta no Maranhão. O povo dessa terra não tem medo de lutar, é por isso que hoje estamos aqui para ajudar na construção de um Maranhão seguro”, avaliou a deputada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!