10/04/2013

MP promove Audiência Pública contra a PEC da impunidade

Várias instituições de Imperatriz aderiram à mobilização e ao
lançamento da campanha nacional
  
        Na noite de ontem, a FEST foi palco de uma Audiência organizada pela “Campanha em defesa do poder investigatório do Ministério Público e de outras Instituições”. O evento foi contra a PEC 37, que limita o poder de averiguação criminal às Polícias Federal e Militares. O auditório recebeu uma mais de 400 pessoas. Dentre elas, promotores, defensores públicos, delegados civis, e os vereadores Carlos Hermes (PCdoB), Aurélio (PT), Rildo Amaral (PDT) e Caetana (PSDB).

          Este foi o terceiro ato contra a PEC que contou com a participação do presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem), José Augusto Cutrim. Para ele, “a PEC 37 vem contrariando toda a Constituição, que não se interpreta por fatias, por trechos, e sim como um todo”. Cutrim ressaltou que a finalidade do movimento é esclarecer para a sociedade sobre o que está acontecendo, por qual motivo, a quem interessa e qual as consequências da aprovação da Proposta.

          O promotor Joaquim Ribeiro Júnior, presidente da mesa, falou sobre os riscos da PEC ser aprovada. Júnior esclareceu que há, no Congresso, cerca de 50 policiais licenciados ou aposentados e que 38% dos deputados federais já foram processados pelo Ministério Público, além dos que estão sendo investigados. A esses dados, soma-se a denúncia do mensalão e o processo respondido pelo presidente do senado, Renan Calheiros, ambos frutos de investigações do MP.

          A Campanha foi reforçada pelo próprio policial rodoviário federal, Idalécio Gigante, que defendeu que a corporação da qual participa não tem condições de exercer esse papel sem apoio – "O ideal é todos investigando a todos porque somente a sociedade vai ganhar. Temos uma polícia civil, federal e militar carcomidas e nenhuma delas tem material humano e outros materiais para assumir essa responsabilidade sozinhas!”.
 
          Acompanhe o vídeo da Campanha:
 
 
 
Juliana Carvalho
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!