23/04/2013

Madeira vira as costas para servidores públicos



Câmara Municipal vota a favor do projeto do governo e ignora apelos dos trabalhadores

Foto: Janaína Amorim
          Dos 20 vereadores que compareceram à sessão da Câmara de Imperatriz na manhã desta terça-feira, 23, somente os quatro da oposição votaram contra o projeto de reajuste salarial dos servidores públicos de Imperatriz. Foram Carlos Hermes (PCdoB), Aurélio Gomes (PT), Rildo Amaral (PDT) e Marco Aurélio (PCdoB).
          Os professores municipais estão em greve desde 15 de abril. A proposta inicial do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Imperatriz era de um reajuste de 20%. Mesmo  o Steei diminuindo para 15%, a prefeitura não fez nenhuma abertura para negociações e determinou que o aumento será de apenas 6%.
          A presidente da Comissão de Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura, Lazer e Turismo, Edneusa Caetana (PSDB), é da base do governo e entrou em desacordo com os professores. Ao tentar sair da casa legislativa, a parlamentar foi vaiada pela classe e chamada de covarde e traidora. Caetana voltou para seu gabinete fazendo caretas e respondendo aos manifestantes com desdém. Num último apelo, o vereador Carlos Hermes, solicitou que os colegas votassem conscientes e com a liberdade com que tinham ido às ruas pedirem votos:


 “Não vamos votar este projeto! Quero ter orgulho desse parlamento e poder dizer que ele representa o povo e não um patrão.”

          Questionando a aliança do município com os edis, o professor Hermes protestou – “Não sei que tipo de aliado é este. O prefeito está num lugar muito confortável, jogou a bomba para vocês! Que fidelidade é essa que está acima dos direitos humanos?”. Neste momento, os servidores estão em passeata contra a decisão da Câmara Municipal e se dirigem para a sede do Sindicado dos Trabalhadores na Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipal do Maranhão (Sinproesemma), que começa uma paralisação hoje.

Juliana Carvalho



Um comentário:

  1. Anônimo13:10

    QUE SENSACIONALISMO POLÍTICO, HEIN? Tomara que a referida vereadora toma as providências cabíveis quanto ao uso de sua imagem atrelada a afirmações injuriosas e difamatórias. Onde está o parcialismo do texto? Por que colocaram a opinião de Caetana? O bom político, além de fazer seu papel, deve tratar os demais da mesma maneira que deseja ser que o tratem. PENSE NISSO, Carlos Hermes. Você não é nenhum santo aqui.

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!