20/04/2013

GREVE: CARTA ABERTA AOS ESTUDANTES, PAIS E PROFESSORES



O professor de língua inglesa Cícero Sousa da escola estadual Delahê Fiquene manda uma mensagem aos pais, alunos e professores tratando sobre a greve que se iniciará na próxima terça-feira:

                Caros companheiros e, principalmente, pais  e alunos, ao longo da história o Maranhão tem sido desprezado por políticos inescrupulosos que cada vez mais têm enriquecido e deixado os maranhenses, verdadeiros donos deste grandioso estado, a margem da saúde, segurança e primordialmente da educação.
                
É com muita indignação que venho a vós expor minha revolta com este atual governo, o de Roseana Sarney, que por todas as vezes que esteve no comando do Maranhão tratou com descaso os educadores, os senhores pais e principalmente os alunos, NÃO sabendo negociar propostas relevantes que tirariam o Maranhão do atraso e da pobreza, obrigando os profissionais da educação a praticamente todos os anos a irem a luta, fazendo greve e paralisando o processo de desenvolvimento do estado como se não fosse DEVER DO GOVERNO OFERECER EDUCAÇÃO DE QUALIDADE aos milhões de jovens maranhenses que, assim como os educadores, almejam um Maranhão mais desenvolvido e que venha a contribuir com o crescimento da nação.

                Ao contrário do que disse, a ilustre governadora, juntamente com sua corja de deputados, PRETENDE APLICAR O MAIS TERRÍVEL GOLPE NA CATEGORIA, retirando direitos conquistados em greves e movimentos de luta da classe em momentos históricos anteriores.

                NÃO bastasse a digníssima governadora ter colocado o Maranhão num profundo atraso em seu mandato anterior, OBRIGANDO MILHARES DE JOVENS A ASSISTIREM AULAS DO TELECURSO 2000, para as quais não havia professor especialista, golpear com ira e muita maldade aqueles que se tornaram professores porque acreditam que só a educação é capaz de mudar para melhor a vida de todos nós maranhenses.

                Quem não lembra do telessala ? Quem explicava a geografia, a história do Brasil e do mundo, as guerras no oriente médio, as equações do 2º grau, as orações subordinadas adjetivas e o uso da crase? Quem tirava as dúvidas que iam se acumulando ao longo do “teleassistimento”? Eu respondo...ninguém! Não havia professor qualificado para atuar em todas as áreas do conhecimento como foi oferecido pela excelentíssima governadora em 2001. De fato... um verdadeiro “teleengano”, um faz de conta.
Podia a TV  substituir com qualidade o profissional de áreas especifica? NÃO.

Sabem o que estava por trás disto? A tentativa de obter apoio daquela rede de TV com o intuito de tornar-se presidente do Brasil.

                Sabem por que o golpe não deu certo? Porque as vésperas dos registros de candidaturas alguém da família Sarney se envolveu em escândalo e foi investigado por órgãos competentes. 
                Então, rasgar e jogar no lixo o estatuto do magistério é crime e perversão menor? NÃO ! Não podemos ter a garantia de poder dar qualidade de vida aos nossos filhos  e a nós mesmos jogada no esgoto como a governadora e seus deputados estão tramando. O Maranhão vai parar... Vai enfrentar a maior greve de professores já vista em toda história do Brasil... Vamos às ruas e mostrar ao povo maranhense que Roseana e todos os que estão em desfavor da educação e dos educadores são verdadeiros tiranos e, portanto, estão também contra o povo maranhense.

                Não esqueça também que a cerca de dois meses atrás o governo de Roseana tentou fechar várias escolas no município de Imperatriz, através do seu gestor de educação. O fato só não foi consumado completamente PORQUE O APOIO DE ALGUNS ALUNOS FOI FUNDAMENTAL na decisão desfavorável ao governo por parte do promotor de justiça.

                O fato é, se o apoio de três ou quatro alunos foi o suficiente para DERRUBAR O GOVERNO, imagine como será quando o tal governo ver dezenas de estudantes nas ruas em todo o maranhão...
                Espero, com toda a força do meu peito, que vós, senhores companheiros; que vós, senhores alunos; que vós, senhores pais, compreendam a revolta da classe trabalhadora da educação  de todo o Estado do Maranhão  e estejamos juntos na luta contra este governo que a cada dia procura enterrar o Maranhão  no cemitério da ignorância e da pobreza cultural.

                Não permita mais uma vez que o maranhense seja amarrado em troncos e chicoteado  até a morte porque quem não valoriza o conhecimento morre, nas já citadas,  ignorância e  pobreza cultural
Muito obrigado pela compreensão e apoio... 

2 comentários:

  1. Olha, tem um jeitinho infalível para melhorar a educação pública em Imperatriz e no Brasil como um todo. É só os nossos congressistas fazerem uma lei obrigando filho de político estudar em escola pública; aí eu quero ver se não melhora. Eu duvido que tenha algum filho de prefeito, vereador, deputado ou qualquer político, estudando em escola pública... Lá só tem filho de pobre e é por isso que não presta!

    ResponderExcluir
  2. O senador Cristovão Buarque já apresentou esse projeto. Tente descobrir o que aconteceu.

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!