21/04/2013

Começa mobilização para a greve da educação na rede estadual

reuniao de pre-posseA direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) definiu uma agenda de mobilização para a greve dos educadores, da rede estadual de educação, prevista para iniciar na próxima terça-feira, 23. O objetivo da greve é cobrar do governo do Estado a aprovação da proposta de Estatuto do Educador negociada com o Executivo, além de outros itens da pauta de reivindicações.

Reunidos, na última sexta-feira (12), os membros da diretoria fizeram uma avaliação das assembleias que aprovaram a greve e discutiram os meios de mobilizar os educadores para participação no movimento. O encontro, realizado na Associação Comercial do Maranhão, contou com dirigentes sindicais das principais regiões do estado.
O presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro, reforça que a participação dos trabalhadores vai ser decisiva na aprovação do Estatuto do Educador, cujo texto foi discutido nos últimos anos e decidido em assembleia pelos educadores, no ano passado. “Os trabalhadores devem estar atentos para que o texto enviado não seja a proposta do governo, mas o texto negociado e aprovado pela categoria”, afirma.
Funcionários de escolas – Um dos elementos fundamentais do Estatuto do Educador negociado é garantir a inclusão dos funcionários de escola na proposta. O dirigente do Sinproesemma convoca os servidores de apoio para intensificar a mobilização estadual, porque a greve busca também valorizar a carreira dos funcionários.  “Não queremos a aprovação de qualquer estatuto, queremos que o texto enviado seja o mesmo negociado e aprovado pela categoria, que garante, inclusive, os funcionários de escola na área da educação”, destaca Júlio Pinheiro.

Mobilização para a greve

A mobilização para a greve já começou nos veículos de comunicação do Sinproesemma e nas escolas da rede estadual, com panfletagem de esclarecimentos à categoria. Nesta quinta-feira (18), acontece a primeira atividade da agenda: uma reunião com os professores promovidos em 2009, aposentados e funcionários de escolas, principais prejudicados com a proposta de estatuto que o governo quer aprovas.
Na próxima segunda-feira (22) está agendada uma reunião exclusiva com os funcionários de escolas, na sede do Sinproesemma, às 15h. Já na terça-feira (23), início da greve, o movimento começa com ato público em frente à Assembleia Legislativa, às 9h, seguido de audiência pública.  “Esperamos contar com o apoio não só dos trabalhadores, mas dos alunos e pais, pois a luta pela educação pública de qualidade é de todos”, ressalta Júlio Pinheiro.

Veja abaixo a agenda de mobilização e outros itens da pauta de reivindicação

reivindicacoes & agenda greve 2013

Fonte: Sinproesemma.

EM IMPERATRIZ O MOVIMENTO COMEÇA TAMBÉM NESTA TERÇA-FEIRA COM ATO PÚBLICO NA SEDE DO SINDICATO. TODAS AS ESCOLAS ESTÃO MOBILIZADAS E NESTA SEGUNDA-FEIRA SERÁ REFORÇADA A MOBILIZAÇÃO DA CATEGORIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!