11/04/2013

#ForaVBL prepara II Apitaço com apoio do vereador Carlos Hermes


           Fortalecido, o #ForaVBL organiza seu II Apitaço para o dia 26 de abril, com concentração na UFMA. A perspectiva é de receber mais de 300 pessoas, como foi no último evento (1º de março). Os militantes se reuniram na manhã de hoje no gabinete do vereador Carlos Hermes para definir os últimos detalhes.
Depois de conversa com o promotor de Defesa do Consumidor, Sandro Bíscaro, a estudante Brenda Herênio afirmou que “a expectativa é que o Ministério Público se consolide nas ações e que os poderes se unam para tirar a empresa daqui.”.
A mobilização começa na próxima semana, quando serão distribuídos cartazes e panfletos em escolas, universidades, praças e semáforos. Os organizadores pretendem, ainda, fazer uma campanha de conscientização e levar palestras sobre o transporte público para estabelecimentos de ensino de Imperatriz.
            Com o vencimento do prazo de reajuste de conduta da firma, Carlos Hermes ressalta que o movimento deve cobrar igualmente o governo municipal para que o contrato seja cancelado - “É hora de dizer Fora VBL e também à inércia da prefeitura diante do caos do transporte público. É preciso ter cautela jurídica, mas antes coragem de romper o contrato e abrir concessão para, no mínimo, duas empresas.”

Retrospectiva

            A Câmara Municipal realizou uma Audiência Pública no dia dois de fevereiro. Houve tentativa de impedir a fala de uma representante do #ForaVBL, a quem o líder do governo, José Carlos, chamou de “vagabunda”. A causa tem recebido apoio dos parlamentares de oposição (Carlos Hermes, Aurélio, Rildo Amaral e Marco Aurélio).
O prazo para a empresa para se ajustar às normas contratuais foi de 90 dias e expirou em 17 de março. Mesmo este não sendo cumprido, a prefeitura tem dado novas datas à VBL e ignorado a exigência da população de que o contrato seja reincidido.
No dia 22 de março, moradores da Vila Cafeteira fizeram ação por melhorias do transporte público. O ato foi organizado pela Associação de moradores da Vila Cafeteira e pelo Movimento das Comunidades Populares (MCP) e contou com a participação maciça do #ForaVBL. Na ocasião, cinco ônibus foram parados pela comunidade.

Juliana Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!