18/02/2013

Steei desmente acusações da prefeitura de Imperatriz

O presidente do sindicato dos trabalhadores em estabelecimentos de ensino de Imperatriz (Steei), professor Wilas Moraes, rebateu com veemência as acusações feitas pela prefeitura de Imperatriz sobre a paralisação de advertência marcada para a próxima semana. Matéria distribuída pela assessoria de comunicação da prefeitura a jornais e blogs da cidade tenta jogar a categoria contra a direção da entidade, com inverdades e calúnias.

De acordo com a matéria, o anúncio de paralisação marcada para os dias 25 e 26 de fevereiro teria causado surpresa inclusive entre a própria categoria. “A afirmação é uma afronta ao conjunto da categoria dos trabalhadores da educação, que decidiram em assembleia geral pela paralisação”, indignou-se o presidente.

A assessoria de comunicação do prefeito Sebastião Madeira tenta ainda criar um fato partidário, ao informar que a greve teria sido divulgada “em primeira mão” no blog de um vereador, o que também foi desmentido pelo presidente: “Primeiro que não sou correligionário político do vereador, depois que não enviamos matéria para o blog dele”, corrigiu o professor Wilas. A decisão da assembleia foi inicialmente publicada no site do sindicato e enviada para a imprensa local. “A matéria foi copiada do site do sindicato por diversos blogs, inclusive o do vereador”.

Ainda segundo a matéria, outra tentativa de criar intriga entre o sindicato e sua base foi a afirmação feita pela assessoria jurídica do prefeito: “a inversão dos trâmites poderá trazer prejuízo aos servidores”, disse o procurador geral do município Gilson Ramalho. Mais uma vez o presidente do sindicato desmente a matéria: “O procurador demonstra desconhecer a Lei, pois o sindicato tem até 48 horas antes da paralisação para fazer o comunicado à prefeitura e fizemos isso desde o dia 8 de fevereiro, portanto mais de dez dias antes”, explicou.

Outra inverdade dita pela assessoria do prefeito Sebastião Madeira causou ainda mais espanto e indignação ao Steei. De acordo com a matéria, haveria uma “proposta do presidente do Steei de acabar com a gratificação chamada de CET (Concessão Especial do Trabalho)”. Novamente uma invenção e uma profunda demonstração de desconhecimento do funcionamento da própria prefeitura. “A CET não é uma gratificação, pelo contrário, é um contrato precário de trabalho que força o professor a ter um turno extra recebendo apena 50% do que recebe em sua nomeação e sem a proteção da CLT”, ensinou o presidente. E mais: de acordo com a Constituição Federal, deve haver isonomia dos salários de trabalhadores da mesma categoria e com a mesma função.

O presidente do sindicato conclui afirmando que, ao contrário do que tenta esconder a assessoria do prefeito, o Steei defende o fim dos contratos provisórios e a nomeação de todos os professores aprovados no último concurso. “Somos a favor da nomeação de professores concursados para preencher o quadro e somos, sim, contra a exploração dos trabalhadores com contratos que não dão nenhuma garantia jurídica nem proteção assistencial oficial a esses professores, além de serem forçados a receber quase 50% do que receberia em situação normal”.

COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO:  Na última semana blogueiros tucanos ligados à Prefeitura tentaram me usar,  ligar o nosso mandato à decisão soberana da categoria de fazer greve de advertência, a ideia desonesta era desqualificar a direção do sindicato e desmobilizar os trabalhadores. Lamentável que isso ainda aconteça. Mas reafirmo: Não sou do mesmo partido do presidente Wilas Moraes; não tenho qualquer influência sobre os rumos do sindicato.Contudo, como professor sindicalista que sou e como vereador que estou, manifestei e sempre manifestarei todo meu apoio às decisões de meus colegas trabalhadores da educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!