25/02/2013

Lideranças católicas refletem realidade dos grupos de jovens


Juventude católica da Diocese de Imperatriz se reuniu neste final de semana, no Centro de Treinamento Anajás, para refletir a realidade local dos grupos de jovens. O II Encontro Diocesano de Liderança Jovem integrou representantes de vários seguimentos da Igreja: Pastoral da Juventude, Renovação Carismática Católica, Movimento de Cursilhos de Cristandade, Legião de Maria e Novas Comunidades. O evento foi realizado pela Comissão de Juventude da Diocese.

As reflexões do encontro foram baseadas em três temas pertinentes para a Igreja Católica no ano corrente. Primeiro, a Campanha da Fraternidade 2013 (CF), a qual propõe uma discussão a respeito da juventude. O segundo é um chamado para os fiéis redescobrirem a sua fé, compreender melhor a fé em Deus e testemunhar em quem creem. E por último, a Semana Missionária, que ocorrerá entre os dias 16 a 20 de julho, onde a cidade de Imperatriz receberá cerca de 60 jovens missionários estrangeiros, os quais irão se preparar para Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro.
De acordo com a Irmã Elaine Regina, membro da Comissão de Juventude, “é importante aprofundar os jovens nestes temas, primeiro para ficarem em sintonia com toda Igreja. Segundo para que eles possam difundir as informações a outros jovens. Também para que eles estejam preparados para receber os missionários que virão de outros países e junto vivenciarem essa troca de experiência de fé e cultura”.
O Encontro de Lideranças marca um período importante para a Diocese de Imperatriz, visto que reuniu jovens de seguimentos diferentes da Igreja. Diante isso, foi realizado um mapeamento sobre os grupos de jovens, onde  foram compartilhadas as dificuldades e ações de cada seguimento. “Foi muito importante esta unidade entre a juventude católica. Cada um com sua particularidade, formação, espiritualidade, forma uma unidade na diversidade, assim poderemos trabalhar juntos por uma sociedade melhor”, destacou Wyldiany Oliveira, representante da Pastoral da Juventude de Davinópolis.
Leanes Alves, da Renovação Carismática de João Lisboa, também ressaltou este momento de união entre as lideranças. “Tem sido relevante para a juventude. É um momento de testemunho da nossa fé e como jovens católicos precisamos estar inseridos nestes temas que envolvem a nossa Igreja, sobretudo, de forma coletiva. Sem dúvida, este encontro colaborou no nosso crescimento espiritual, conhecimento e partilha”.
O bispo da Diocese de Imperatriz, Dom Gilberto Pastana, durante um bate papo com as lideranças enfatizou um trecho do livro de Timóteo. “Que ninguém despreze você, Timóteo, por ser jovem. Mas você Timóteo, procure viver com fidelidade a sua fé, com coerência, dando testemunho, e sobretudo, testemunho de amor”. O bispo ainda acrescentou que “o jovem [Timóteo] é aquele que, desde cedo sentindo o chamado de Deus, transforma sua vida pelos os valores cristãos. Assim deve ser todo jovem católico. Aquele que transforma, testemunha Jesus Cristo e o segue o no seu dia a dia”.
(Paula de Társsia – Do Minuto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!