02/11/2012

Roseana aproveita ausência por doença de Lobão para lançar Luís Fernando candidato a governador em 2014; e provoca grande rebuliço no grupo Sarney

Do blog Rei dos Bastidores
Ao instalar o "Conselho Político 2014", a governadora Roseana Sarney aproveitou para lançar o nome de Luís Fernando, secretário-chefe da Casa Civil, ao governo do Maranhão. Acreditava-se que tal decisão teria sido discutida com todas as lideranças que fazem parte do grupo governista. Pelas reações de alguns aliados, a decisão deve ter sido apenas do grupo mais próximo da governadora. Os deputados federais Chiquinho Escórcio e Sarney Filho reagiram com indignação a essa antecipação do nome de Luís Fernando.
Diversos blogs trouxeram, na tarde desta quinta-feira, relatos dessa 'revolta' de alguns desses integrantes do grupo liderado por Sarney.
O jornalista Gilberto Léda diz que o suplente de deputado federal Chiquinho Escórcio (PMDB) entrou em contato com o blog, nesta quinta-feira (1°), para criticar a governadora Roseana Sarney (PMDB) por optar pelo secretário Luís Fernando Silva (PMDB) como candidato oficial do Palácio dos Leões ao Governo do Estado (reveja).
A informação ainda não foi externada a todos os membros do governo, mas antecipada por este blog, ontem, logo após a primeira reunião do recém-formado conselho político montado pela peemedebista – também criticado por Escórcio.
“O ministro Lobão está para sair do hospital e ainda precisa ser ouvido sobre esse tipo de decisão”, declarou o deputado, numa demonstração clara de quem é o preferido dele.
Além disso, o peemedebista – que disse ter sido autorizado a posicionar-se oficialmente pelo líder da bancada maranhense em Brasília, deputado federal Sarney Filho (PV) – acredita que a definição do candidato do Palácio dos Leões deva ser ocorrer apenas no ano que vem.
Ele acredita que, se o governo deslanchar a partir de 2013, qualquer candidato tem condições de garantir a sucessão de Roseana. ”Se pensarmos numa candidatura antes de pensarmos o governo isso pode acabar atrapalhando”, disse.
Mas Chiquinho e todos os defensores do projeto Lobão-2014 terão a dificílima tarefa de convencer a governadora de que o ministro ainda tem condições físicas de encarar uma disputa eleitoral. E, para além disso, de que a candidatura dele é mais viável que a de Luís Fernando.

COMENTÁRIO DO BLOG: A história vê o ruir de um  mais um Império. Como historiador relembro que todos os Impérios existentes ao longo da história humana tiveram sua queda causada principalmente pelas disputas internas ou pela morte política ou física de seu líder maior. Todos estes e outros elementos de decadência estamos vendo no Maranhão. No popular, "eu quero é ver o circo pegar fogo com os palhaços dentro".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!