14/11/2012

Começa hoje o II Colóquio Internacional Memórias, Diversidades e Identidades da UFMA

Fonte: O Progresso

Tem início nesta quarta-feira (14) o II Colóquio Internacional Memórias, Diversidades e Identidades do Projeto ALMA, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus de Imperatriz. O evento, com o tema “Diálogos e Aproximações Culturais, Indígenas, Africanas e Afro-Brasileira”, vai oferecer aos participantes minicursos, oficinas, painéis, palestras, sessões de filmes, rodas de conversas, momentos culturais, espaço multicultural e apresentações de trabalhos científicos.

As atividades do Colóquio começam a partir das 17h30, com o credenciamento. A solenidade de abertura está programada para as 18h30, na Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST). Logo em seguida, o público poderá apreciar a discussão na apresentação do painel I, abordando o assunto “Imperatriz 160 anos: Um Legado Cultural em Construção”.
Para conhecer as interfaces das identidades culturais, em diálogos e aproximações pertinentes às diversidades, aos indígenas e afro-brasileiros, a organização do evento trouxe oito palestrantes da África, um do Paraguai, além de convidados do município maranhense de Alcântara. Também serão ministradas oficinas e minicursos por convidados de Brasília, São Paulo e Tocantins.

Evento
O II Colóquio é uma realização do Projeto Alcântara Maranhão - ALMA, Grupo de Pesquisa “Memórias, Diversidade e Identidades Culturais”, da UFMA - Imperatriz, encabeçado pela professora Herli Carvalho e conta com a participação de alunos de sete cursos da instituição. O projeto promove atividades em 15 comunidades quilombolas de Alcântara, na Ilha do Livramento e na sede do município.
As inscrições podem ser feitas até dia 14 de novembro, na UFMA, com o valor de R$ 30 para comunidade em geral e R$ 15 para estudantes do Ensino Médio, com direito a Certificado de participação com carga horária de 40h. O II Colóquio será realizado nas dependências da Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST). Mais informações em http://projeto almaufma.blogspot.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!