20/07/2012

Saúde em Imperatriz: relatório encomendado por promotoria aponta "falta clara de gestão" e "interferência política"

Frederico Luiz

Pode até ser chavão, mas é a pura realidade. Se a saúde do Brasil está em situação de emergência, na segunda maior cidade do Maranhão parece estar mesmo na UTI. É o que indica a Auditoria Cívica na Saúde de Imperatriz encomendada pela Promotoria de Defesa do Consumidor.


Realizada nos dias 5 e 6 de julho pelo Instituto de Fiscalização e Controle, o relatório tem 54 páginas e 214 itens. Destaca-se que a metodologia usada é explicada nos mínimos detalhes, em 16 páginas. Para que ninguém duvide da imparcialidade.

IFC ensina a fiscalizar
Dicas para Fiscalização dos Gastos de uma Prefeitura
Ferramentas da Internet para Controle Social

Duas constatações mostram o cerne das questões, a falta clara de gestão e a interferência política. Porém, o pulso ainda pulsa, no Programa Saúde da Família o relatório aponta melhoria, mesmo com ressalvas.

Onde piorou:
Licitação para medicamentos
48. No período de tramitação da licitação o contrato encontra-se vencido e os medicamentos ficam em falta.
49. Esta situação acontece desde 2009.
50. Isto prova uma clara falta de gestão.

Marcação das consultas.
191. Não atendimento mesmo com o agendamento das consultas.

Retorno
200. Quanto às especialidades é necessário dormir na fila e esperar mais de um mês.

Outras observações
122.. Talvez, a principal reclamação captada pelo grupo desde o primeiro encontro no mês de março foi o envolvimento político da Saúde Pública e a decorrente instabilidade da prática dos serviços.
123. Esse envolvimento, na prática, nada mais é que a livre nomeação e exoneração de servidores, possível devido à existência dos cargos comissionados.

Somente o PSF melhorou
188. Em todas as equipes de PSF visitadas, houve a o reconhecimento de uma melhora das condições de atendimento. Faltam receituários médicos, as prescrições são feitas no verso das folhas de pedido de exames.
189. Hoje boa parte dos agendamentos está digitalizada e não há mais a falta de receituários. Os materiais de consumo não se apresentam em quantidade suficiente para o atendimento dos usuários.

Inusitado
Mais inusitado ainda, o prefeito da cidade, Madeira (PSDB) que concorre à reeleição, é médico. E sua mulher, a também médica Conceição Madeira, é a secretária de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!